ÔĽŅ Município de Guaporé

Horto Florestal: De depósito de lixo a viveiro de flores e mudas
Postado por: Secretaria do Meio Ambiente
Horto Florestal: De depósito de lixo a viveiro de flores e mudas

O Poder P√ļblico Municipal, em especial a secretaria de Meio Ambiente comemora a reativa√ß√£o do Horto Florestal Municipal. O local, antes transformado em dep√≥sito de lixo, hoje √© terra f√©rtil para o plantio de flores, mudas de √°rvores nativas, trilhas ecol√≥gicas e ser√° palco para trabalhos de educa√ß√£o ambiental junto √†s escolas. ‚ÄúEsta √© a menina dos olhos da secretaria. Um trabalho que come√ßamos em 2017, junto √† secretaria de Obras e Agricultura, e que agora est√° apto a receber as sementes e dar frutos. Encontramos muito lixo e um local abandonado. Vamos transform√°-lo num exemplo de como a natureza se regenera, se transforma, quando tratada com respeito e com carinho‚ÄĚ, diz a secret√°ria.
Localizado em uma √°rea dentro do parque do Aut√≥dromo Internacional Nelson Luiz Barro, de Guapor√©, o Horto Florestal Municipal foi sin√īnimo, em d√©cadas passadas, de fartura na produ√ß√£o e distribui√ß√£o de mudas para reflorestamento, arboriza√ß√£o nas margens de rios e vias p√ļblicas, e embelezamento da cidade. O espa√ßo, que tanto rep√īs mudas e revitalizou o meio ambiente, esteve abandonado e praticamente desativado.
A estufa, espaço utilizado para a produção das mudas, ficou completamente destruída.
A secretaria municipal de Obras iniciou a revitalização completa do local em 2017 e concluiu a ação no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho.
O local ser√° uma verdadeira incubadora para que a natureza se desenvolva atrav√©s do plantio de m√ļltiplas flores, √°rvores nativas e mudas de muitas esp√©cies. O Horto receber√° atividades na √°rea da Educa√ß√£o Ambiental, com estudantes, oferecendo tamb√©m trilhas ecol√≥gicas de observa√ß√£o e aprendizado.
O trabalho da equipe de Meio Ambiente, Obras e Agricultura celebra a valorização da vida e a conscientização para um desenvolvimento sustentável.
A estufa j√° recebeu nova cobertura e as mudas come√ßar√£o a ser produzidas e muito em breve abastecer√£o os canteiros e locais p√ļblicos de Guapor√©.
Confira o antes e o depois.