27/05/2019 Gabinete do Prefeito

28 guaporenses recebem a boina verde-oliva do 6º Batalhão de Engenharia de Combate

Prefeito Valdir Fabris, juntamente com delegado da Junta do Serviço Militar de Guaporé Jonathan Filgueira, esteve prestigiando a solenidade na cidade de São Gabriel.

28 jovens de Guaporé, que cumprem o serviço militar obrigatório na cidade de São Gabriel, receberam na manhã do sábado, dia 27 de maio, a boina verde-oliva, um dos maiores símbolos do Exército Brasileiro. A solenidade, realizada no 6º Batalhão de Engenharia de Combate com a presença maciça de autoridades civis e militares, contou com a participação do prefeito Valdir Fabris, delegado da Junta do Serviço Militar, Jonathan Filgueira e cerca de 100 familiares e amigos. Durante a solenidade da entrega da boina verde-oliva, o comandante da unidade, Tenente-Coronel José Bráulio de Souza Terceiro, agradeceu a todos que prestigiaram e destacou o empenho dos militares nesta etapa inicial.

A entrega da boina verde-oliva, como costumeiramente acontece, iniciou com os destaques do período básico e logo após, aos demais militares. Dois guaporenses estavam entre os destaques em suas companhias: Icaro de Almeida Coelho (1ª Companhia de Engenharia e Combate) e Júnior Pietroski Fornazier (Companhia de Comando e Apoio – CCAP). A solenidade marcou a conclusão desta primeira fase de instrução militar, onde os jovens que ingressaram no serviço neste ano oficialmente se tornaram soldados.

“Nós, do Poder Público Municipal, não poderíamos deixar de estar presentes para prestigiar esse momento importante na vida destes jovens. É uma honra para Guaporé saber que novos militares fazem parte do Exército Brasileiro e todos eles de sucesso dentro de suas companhias. Parabéns e que vocês possam ser militares de orgulho para o Brasil ou, se não seguirem a carreira, cidadãos de bem que vão construir uma Guaporé cada vez melhor”, destacou Fabris.

Conforme o delegado da Junta do Serviço Militar de Guaporé, três jovens estão fazendo o curso de formação para Cabos (CFC), o que demonstra o interesse para o crescimento no Exército Brasileiro. Entre as cidades presentes na entrega da boina aos novos militares destacam-se Serafina Corrêa, Nova Prata, Nova Bassano, Muçum, Encantado, Roca Sales, Estrela, Bom Retiro do Sul e Teutônia. Guaporé, conforme o 6º Batalhão, é o município com maior número de soldados na unidade militar.

A boina verde-oliva é um dos maiores símbolos do Exército Brasileiro, de responsabilidade no cumprimento das missões; ostentá-la representa, antes de tudo, o dever de cumprir e de fazer cumprir com esmero e abnegação todas as atividades a que lhe confiar, com firmeza, educação, coragem, disciplina e energia, quando se fizer necessário.