20/07/2021 Sec. de Educação

39 alunos da Rede Pública Municipal participam do projeto “Trilha das Aprendizagens”

Parceria entre SENAI e a Administração Municipal oportuniza desenvolvimento intelectual, emocional, social e cultural através de cursos no contraturno da escola regular

“Enquanto muitos outros não se dispõem a continuar evoluindo em seu tempo de folga, vocês assumiram este compromisso: De dedicarem 100% de seu tempo e de sua competência à evolução constante. Acreditem, a recompensa virá!”. O trecho é parte do discurso do prefeito de Guaporé Valdir Carlos Fabris durante a solenidade de abertura do projeto “Trilha das Aprendizagens”, uma parceria entre a Administração Municipal com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O evento coorporativo aconteceu na tarde da segunda-feira, dia 19 de julho, na área externa da Unidade do Senai, reunindo autoridades municipais e empresariais, os 39 estudantes da Rede Pública Municipal e representantes de entidades.

O projeto, com foco nos alunos de 9º ano, ou acima dos 14 anos, tem como objetivo oportunizar cursos no contraturno da escola regular com vivências teóricas e práticas, buscando desenvolver e integrar conhecimento no auxílio da tomada de decisões, instigando a permanência, o sucesso escolar e social, a continuidade dos seus estudos no caminho técnico e/ou acadêmico, bem como evitar a evasão escolar. Os estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi, Imaculada Conceição, Jairo Brum e Zaida Zanon, que aceitaram o desafio, terão atividades voltadas para as ciências exatas, robótica, desenho, programação de software, ética, cidadania e outras, em ambiente de produção, difusão e capacitação artística.

“Nós estamos apostando em vocês. O Senai é uma instituição muito importante e representa a educação. Valorizem cada minuto que estiverem desenvolvendo as atividades no contraturno da escola regular. Procurem aprender. O futuro profissional está logo aí e com certeza, com os ensinamentos dos profissionais do Senai, vocês irão se destacar como cidadãos. Nós, como Poder Público, estamos orgulhosos”, destacou a secretária de Educação Veridiana Tonini.

Guaporé, como Cidade Educadora, se orgulha de ofertar bons projetos para o desenvolvimento dos cerca de três mil estudantes da Rede Pública Municipal. O prefeito Fabris afirmou que ter como parceiro o Senai, é a certeza de que o conhecimento será de excelência, assim como contar com a dedicação da equipe da secretaria de Educação é a garantia da busca pelo novo, da reinvenção, da adaptação, da transformação e da evolução.

“O projeto Senai oportunizará a cada um de vocês alunos da nossa Rede Municipal, mais que turno integral de estudos, mais que vivências teóricas e práticas, oportunizará preparo para chegar ao mercado de trabalho com visão dinâmica, empreendedora, liderança, superação e competência! Em tempos de pandemia, que exigiu de nós uma completa reinvenção, vocês toparam se reinventar. Ir além. Vocês ocuparão todo o tempo possível estudando, se preparando e estarão no mercado de trabalho, na vida de vocês, de suas famílias e da nossa cidade, fazendo a diferença!”, destacou Fabris.

O projeto “Trilha das Aprendizagens, com investimentos do Poder Público para os 39 estudantes, é uma amostra do que será o futuro, afirmou o coordenador técnico do Senai Guaporé, Marcelo Francisco Scheldler.

“As oportunidades devem ser dadas para podemos crescer, empreender e sonhar. Nós queremos é despertar as vocações em cada um. Valorizem a escola onde estudam, ela é importante. O Senai, através do projeto ‘Trilha das Aprendizagens’, é um complemento e uma qualificação profissional. A educação faz a diferença. O futuro são vocês”.

O Gerente de Operações do Senai Guaporé, Jerry Amarildo Hibner, salientou que Guaporé é uma cidade que investe na qualificação dos estudantes e deve ser exemplo para as demais.

“Investir pesado na educação de base. Desejo de ir onde os outros não chegam, através do conhecimento. O que se vê em Guaporé hoje é singular, ímpar. Guaporé é uma das cidades pioneiras neste projeto de sucesso do Senai. Guaporé é cidade educadora. Somente a educação vai gerar o conhecimento. E com conhecimento vocês terão sabedoria. Não abandonem esse sonho que é mais nosso do que de vocês”.

A intenção, conforme os gestores municipais, é oportunizar um número maior de vagas para os estudantes da Rede Pública Municipal participarem. Além de Guaporé, somente Lajeado e Igrejinha desenvolvem atividades no projeto “Trilha das Aprendizagens”.