14/09/2019

Acendimento da Chama Crioula marca abertura da 30ª Semana Farroupilha

Com a presença de entidades tradicionalistas e autoridades municipais, centelha crioula foi conduzida do CTG Os Desgarrados até o Acampamento Farrapo por diversos cavalarianos

A centelha da Chama Crioula, conduzida do Centro de Tradições Gaúchas (Os Desgarrados) até o acampamento farrapo na praça Vespasiano Corrêa por cerca de 15 cavalarianos, abriu oficialmente a 30ª Semana Farroupilha, de Guaporé, que tem como tema “Vida e Obra de Paixão Côrtes”. A solenidade contou com a presença da patroa e patrões dos CTGs de Guaporé, Albina Olmi (Estirpe Gaúcha), João Paulo Lanzarin (Os Desgarrados) e Verno Jerônimo Fritzen (Última Tropeada), do Piquete de Laçador Cleomar Somera, autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo, peões e prendas e comunidade em geral.

A cerimônia iniciou com os tradicionalistas no CTG Os Desgarrados onde houve a recepção da centelha com o destaque:

“Iniciamos a cerimônia relembrando a primeira Chama Crioula, que foi retirada do fogo simbólico da pátria em 7 de setembro de 1947, pelos jovens: João Carlos D’Avila Paixão Côrtes, Fernando Machado Vieira e Cyro Dutra Ferreira. Estes tradicionalistas conduziram a centelha para o colégio Júlio de Castilhos, em porto alegre, e acenderam o candeeiro crioulo. Assim, desde 1947 o ato se repete ano após ano. A partir de 2001 a chama crioula é partilhada por meio das centelhas, entre as 30 Regiões Tradicionalistas Gaúchas, marcando o início das festividades comemorativas da Revolução Farroupilha”.

Na sequência, os cavalarianos conduziram a Chama Crioula até a acampamento farroupilha. Defronte à Igreja Matriz Santo Antônio, o patrão do CTG Os Desgarrados João Paulo Lanzarin, entregou centelha para o prefeito Valdir Fabris que a conduziu até a pira.

“A Chama Crioula é o fogo que simboliza fertilidade, calor, claridade, ardor, paixão, hospitalidade e coragem. Simboliza a tradição gaúcha, representa o gaúcho idealizado no espírito heroico dos farroupilhas, com ideais de justiça e liberdade, visando a aproximação dos povos”.

Após o acendimento na pira, os presentes acompanharam as execuções dos hinos nacional e rio-grandense.

Semana Farroupilha

A 30ª Semana Farroupilha abre as atividades às 19h45min com a solenidade oficial e a palavra das autoridades. A comunidade guaporense é convidada a prestigiar o ato e posteriormente as apresentações artísticas do CTG Os Desgarrados e os shows musicais com Teixeirinha Filho & Neto e Grupo Chamado Gaúcho.

Dia 15 de setembro

16:00 – Mateada e Apresentação do Grupo Os Tropeiros

17:00 – Show com Grupo Cheiro de Galpão

19:00 – Missa Crioula