25/06/2020 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

De volta aos trilhos: "Trem dos Vales" volta a Ferrovia do Trigo em 2020

Expectativa é que passeios entre Guaporé e Muçum aconteçam em outubro e novembro

Os encantos e belezas naturais e construídas pela força do homem ao longo da famosa Ferrovia do Trigo – EF 497, trecho de aproximadamente 80 quilômetros entre os municípios de Guaporé e Roca Sales, poderão ser contemplados em nova rodada do projeto “Trem dos Vales”. Sucesso em 2019, a edição deste ano vem com novidades, conforme a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e com a empresa Rumo Logística. Além do incremento no número de viagens entre Guaporé e Muçum, mais uma rota será disponibilizada: Colinas e Roca Sales.

A definição das datas dos passeios para o final do ano aconteceu na manhã da quinta-feira, dia 25 de junho, em reunião virtual (videoconferência) envolvendo os diretores da Amturvales, ABPF, Rumo, coordenação do projeto “Trem dos Vales” e prefeitos de Estrela, Colinas, Roca Sales, Muçum, Vespasiano Corrêa, Dois Lajeados e Guaporé. A confirmação das viagens turísticas dependerá da situação da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e o posicionamento das autoridades governamentais e de saúde. Todas as medidas e protocolos sanitários serão rigorosamente seguidos pelos organizadores.

Serão, conforme o prefeito Valdir Fabris, 22 passeios entre Guaporé e Muçum e mais 12 entre Colinas e Roca Sales entre os meses de outubro e novembro.

“É uma excelente notícia para as comunidades. O turismo é o setor mais afetado com a pandemia e nós, dentro de todas as regras sanitárias e de saúde, pretendemos reativá-lo com novas viagens com o trem de passageiros pela Ferrovia do Trigo. Sabemos que não será uma tarefa fácil, mas estamos nos propondo, se tivermos uma regressão no número de casos da Covid-19, a movimentar a cadeia turística e, consequentemente, a economia da região”, disse Fabris.

De 17 de outubro a 8 de novembro, dias 17, 18, 21, 23, 25, 28, 30, 31 de outubro e 1º e 2 de novembro, serão 22 viagens entre Guaporé e Muçum (ida e volta) que contemplam, em 46 Km, um trajeto com paisagens naturais exuberantes, 21 túneis e 15 viadutos, entre eles o Mula Preta e o do Exército (V13), com a possibilidade de degustar o melhor da gastronomia e vivenciando a cultura local. As partidas de Guaporé serão às 9h e de Muçum às 14h. Entre Colinas e Roca Sales os 12 passeios serão nos dias 6, 7 e 8 de novembro.

O presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, afirma que os passeios trarão mais força para a economia da região.

“O Trem dos Vales já provou que pode mudar o cenário turístico do Vale do Taquari. Estes 34 passeios previstos para outubro e novembro irão movimentar muito a economia de todo Vale. Será um bom momento para os empreendedores e toda a região se organizarem para receber os milhares de turistas que virão conhecer o passeio de trem mais bonito do Brasil”.

Conforme Rafael Fontana, coordenador do projeto “Trem dos Vales”, na segunda quinzena do mês de agosto, a organização trará maiores detalhes e fará o lançamento oficial. Apesar do entusiasmo, ele pede cautela.

“Precisamos ter cautela em função do momento atual, porém iniciaremos as ações de estruturação dos passeios e protocolos com os cuidados necessários. Temos mais de 100 dias pela frente para trabalhar e surpreender nossos turistas. Acredito que será uma atração importante para a retomada do turismo em nossa região.”

O atrativo turístico, segundo Fontana, reflete na maioria dos municípios da região, bem como em entidades, empreendedores e profissionais integrados que buscam fortalecer o turismo como ferramenta de desenvolvimento econômico, cultural e social.