17/09/2019 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Escolinha Municipal de Guaporé conquista o vice-campeonato da 5ª Copa Pequeno Craque

Decisão foi contra o Grêmio, de Porto Alegre

Os futuros craques do futebol de Guaporé estiveram no domingo, dia 15 de setembro, competindo na 5ª Copa Pequeno Craque, no campo do Lago Azul, em Tamandaré. Os meninos da Sub-10 da Escolinha Municipal, comandados pelo técnico Marciano Nunes (Pita), encararam de igual para igual os selecionados do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense (Porto Alegre), Escola Futebol Formando Craques (Bento Gonçalves) e Lelo & Tita Boll (Veranópolis), tanto que voltaram para casa com medalhas de prata estampadas no peito. Além do troféu de vice e das medalhas, a competição premiou um destaque de cada equipe. De Guaporé, os organizadores escolheram o pequeno Érick.

A turma surpreendeu e apresentando um bom futebol dentro das quatro linhas conquistou o vice. O feito, depois do ano passado não ter tido uma campanha favorável, veio após eliminar nas semifinais a equipe do Lelo & Tita Boll nas penalidades máximas. No tempo normal, empate em 1x1 e nas cobranças da “marca da cal” o resultado positivo de 4x2. Destaque para o arqueiro Nicolas que defendeu três cobranças. Na finalíssima, cansado após uma desgastante disputa na semi, o time, segundo Pita, não conseguiu render e pecou na marcação. O resultado, 5x1 para o Grêmio.
“Os meninos, a maioria com nove anos, foram muito bem. Tivemos um excelente desempenho, apesar das derrotas na primeira fase. Eles tiveram ‘maturidade’ e cresceram na competição, tanto que conquistamos o segundo lugar. Fiquei surpreso com o rendimento e acredito que vamos melhorar com o passar do tempo. Eles treinam, se dedicam e estão focados. A cada partida pegam ritmo de jogo e isso é importante para o aprendizado. Nosso maior objetivo é poder ensinar os fundamentos e que tenham capacidade de atuar em grupo”, disse o treinador.
Além dos meninos, a equipe guaporense contou com a participação de uma menina. Laura Angheben é uma das "pequenas" que treinam e jogam de igual para igual. Na competição, ela não se intimidou e foi um dos destaques da Escolinha Municipal de Guaporé.
"Temos muitas meninas que realizam treinamentos conosco, mas a Laura é uma das únicas que participam das competições. Estou muito feliz e acredito no crescimento das meninas na prática do futebol. Infelizmente ainda não temos um número suficiente para que elas possam treinar sozinhas. Quem sabe no futuro", disse Pita.
Os meninos das categorias de base da Escolinha Municipal de Futebol, de Guaporé, prosseguem com os treinamentos no Estádio General Ernesto Dorneles (Campo do Juventude) para aperfeiçoar os fundamentos e melhorar os sistemas ofensivo e defensivo. A gurizada disputa com as categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-15 a Liga Gaúcha Serra e a 18ª Copa Nordeste.

5ª Copa Pequeno Craque
Campanha Escolinha Municipal de Guaporé