03/10/2019 Gabinete do Prefeito

Exército Brasileiro: Jovens realizam inspeção de saúde em Guaporé

Comissão de Seleção para o serviço obrigatório nas Forças Armadas realizou inspeções para o alistamento militar nas dependências do Centro Social Urbano

A Junta do Serviço Militar (JSM) de Guaporé, coordenada por Jonathann Filgueira, recepcionou nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, nas dependências do Centro Social Urbano, os oficiais da Comissão de Seleção do 6º Batalhão de Engenharia de Combate (6º BE/CMB) - Batalhão Tenente-Coronel José Carlos de Carvalho, de São Gabriel, para o alistamento militar de 140 jovens da Classe 2001 e dos refratários – aqueles que não compareceram em anos anteriores e alistaram-se fora do prazo. O serviço tem como finalidade fazer uma triagem dos jovens alistados.

Coordenados pelo capitão Saulo Dos Santos Marques, os jovens passaram por avaliações odontológica e médica, onde verificou-se a saúde de cada conscrito. Além disso, foram efetuadas atividades métrica e psicossocial, ou seja, as entrevistas. Marques destacou os critérios para a seleção dos jovens para a prestação do serviço militar obrigatório.

“Boa conduta cívica, higidez física e, de preferência, ser voluntário. O interesse do Exército é incorporar o máximo de voluntários possível para prestar o serviço militar obrigatório, mas tendo em vista que este número é muito baixo, faz-se necessário a incorporação de não voluntários”, destacou.

No encerramento do processo de triagem, os jovens dispensados do serviço militar obrigatório entoaram o Hino Nacional e executaram a cerimônia de juramento à Bandeira. O ato contou com a participação de autoridades municipais. Na sequência, eles receberam o certificado de dispensa (CDI) do serviço militar – documento que comprava que o cidadão está em dia com as obrigações do serviço militar.

Os aptos

Os jovens aptos retornam para a seleção complementar que está prevista para o mês de fevereiro, quando, conforme o capitão Marques, será decidido quem vai incorporar o Exército no dia 1º de março de 2020. Estes serão encaminhados para o 6º BE/CMB.

“O jovem é a força que impulsiona as engrenagens do Exército. Nossa principal função é formar reservistas qualificados para compor a reserva mobilizável, a qual deve ficar em condições de ser acionada no caso de uma emergência no país, conforme previsto na lei do serviço militar. De nada adianta o Exército possuir armamentos e equipamentos caros dotados de alta tecnologia, se não existir um cidadão qualificado, um indivíduo preparado para cumprir ordens, capaz de pensar e executar as missões a ele atribuídas. Em virtude disso, o Exército desenvolve nesses jovens o sentimento de nacionalidade, de responsabilidade e dedicação em cada atividade. Após licenciados, estes retornam para casa como um cidadão mais qualificado, dotado de valores diferenciados, que só uma instituição séria e comprometida com a sociedade, como o Exército, pode oferecer”.