13/12/2019 Gabinete do Prefeito

Junta do Serviço Militar de Guaporé alerta para a apresentação da Reserva

Os reservistas que prestaram o Serviço Militar nos últimos cinco anos, devem comparecer na Junta mais próxima até segunda-feira, dia 16 de dezembro

“Ao ser incluído na reserva, o Reservista permanecerá na disponibilidade por prazo fixado pelos Comandos Militares, de acordo com as necessidades de mobilização. Atualmente, o prazo é de cinco anos”. Este é o comunicado que o Ministério da Defesa encaminhou para o Exército Brasileiro informando para que os reservistas, que prestaram o Serviço Militar nos últimos cinco anos, compareçam na Junta mais próxima até a segunda-feira, dia 16 de dezembro, levando em mãos o Certificado de Reservista para a apresentação da Reserva.

Conforme o delegado da Junta do Serviço Militar de Guaporé, Jonathan Filgueira, a atualização dos dados cadastrais deverá ser feita pela internet nos quatro primeiros anos. No 5º ano, após ter servido, deverá comparecer à última organização militar em que serviu ou apresentar-se em qualquer quartel ou JSM mais próxima de sua nova residência. Para aqueles que vivem no exterior, além da opção online, é possível prestar o EXAR por intermédio de uma repartição consular.

Caso o cidadão não faça a apresentação regular dentro do período do EXAR, a mesma pode ser feita em qualquer época do ano num quartel das Forças Armadas, bastando estar de posse do seu documento de situação militar. Nestes casos, de apresentação depois do período normal, será cobrada uma multa prevista em legislação. Além disse, não poderá obter a carteira profissional e o Passaporte e haverá impedimento para admissão em cargos públicos, concursos, matrículas em estabelecimentos de ensino público, entre outros.

Para os reservistas do município, a JSM de Guaporé está localizada no Centro Municipal Termignoni, antigo Curtume. O endereço é rua Carlo Termignoni, 157, bairro Nossa Senhora da Saúde, no térreo.