02/01/2020 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Museu Municipal: Um passeio pela história de Guaporé

Aberto de segunda a sexta-feira, com possibilidade de abertura para grupos em finais de semana

O Museu Municipal está reaberto à comunidade. Na casa antiga, patrimônio histórico, o visitante entra no túnel do tempo e volta à Guaporé por volta de 1900. Lá, revive um pouco do dia a dia do imigrante, seus utensílios de trabalho na agricultura, a forma como as casas eram decoradas, quais objetos eram utilizados, que roupas eram usadas. A simplicidade e a beleza de um tempo muito importante para que o município se consolidasse.

Também sente a presença da fé, através do simbolismo religioso, sempre tão forte no povo italiano, que construiu a cidade, com a ajuda de muitas outras etnias que chegaram com o passar dos anos.

Também as indústrias da joia- que chegou a Guaporé nos navios de imigrantes, com os primeiros ourives- e da confecção, que se desenvolveu bem posteriormente, por volta dos anos 80. Juntas elas tornaram Guaporé Polo da Joia e do Lingerie, uma cidade turística cujos produtos são distribuídos para o mundo todo.

Em cada cômodo da casa secular, muitas descobertas, lembranças, histórias e emoções.

O Museu Municipal, com sede na Casa Maia, fica na Av. Alberto Pasqualini, e está aberto ao público de segunda a sexta feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.

Aos finais de semana, feriados e à noite, há possibilidade de abertura especial para receber grupos com agendamento prévio. A visitação é conduzida pela Diretora do Museu, Raquel Teixeira da Silva.

O que:

Museu Municipal de Guaporé

Visitação:

De segunda a sexta feira

8h30 às 11h30 e 13h30min às 17h30min

Informações: