26/04/2019 Sec. de Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico

Parecer técnico apontava risco iminente de desabamento da ponte do Curtume

Estrutura, construída há mais de 50 anos, estava com toda a base comprometida. Solução mais recomendada por engenheiros era a demolição e reconstrução das contenções

A ponte do Curtume, localizada na rua Carlo Termignoni nas proximidades do acesso Sul, tem gerado dor de cabeça para os moradores e comerciantes das proximidades e, principalmente para o Poder Público, que busca incansavelmente soluções para a resolução do problema. A estrutura, construída há mais de 50 anos sobre o leito do Arroio Barracão, estava comprometida e parte das contenções (base) e da cabeceira oeste, desmoronaram no começo do mês de janeiro de 2019, em pleno dia de sol, comprometendo a estabilidade de todo o pontilhão.

Do momento em que houve a constatação do desmoronamento de parte da estrutura, bem como uma análise superficial do risco iminente que apresentava o local caso continuasse sendo utilizado por veículos e pedestres, equipes do Poder Público efetuaram o bloqueio da via urbana, com isolamento da ponte, bem como iniciaram as atividades de engenharia para a sua reconstrução. Empresas foram contratadas para a apresentação de pareceres técnicos e todas, de forma unânime, apontaram que a decisão mais recomendada era a demolição e construção de uma nova ponte. O pontilhão apresentava trincas estruturais, rompimento das contenções em uma das extremidades – uma vez que ocorreu erosão da base ao longo do arroio (essa falha que ocasionou a queda da contenção, deixando a ponte em balanço), sobrecarga (camada de pavimentação com pedras regulares acima do pontilhão e, acima desta, uma camada de concreto) que contribuíram para a apresentação das falhas, armaduras expostas e concreto desagregando.

“As estruturas de contenção, incluindo as cabeceiras abaixo do pontilhão não poderiam ser feitas sem que houvesse o escoramento total da estrutura. Porém, mesmo que as extremidades fossem escoradas, a própria estrutura já estava comprometida, sendo inviável estimar a capacidade de carga do pontilhão em seu estado atual. Outro fator complicador para o escoramento é a vazão da água. Uma vez que a estrutura se situa na extremidade sul, acumula boa parte da vazão do arroio, muitas vezes com detritos, inclusive com risco de uma cota cheia durante as obras, o que comprometeria o escoramento e a segurança dos trabalhadores. A solução mais segura para inspecionar a real situação das contenções, bem como efetuar a obra, é a remoção do pontilhão. Devido à erosão nas bases dos muros de contenção, a solução mais recomendada é a demolição e reconstrução das contenções no método gabiões. O método atual, de pedra argamassada, não é recomendado para alturas superiores a três metros, sendo que o desnível das cabeceiras chega a 5,5m”, destaca.

A conclusão do parecer técnico aponta ainda:

“As sobrecargas executadas sobre o pontilhão, com adição de uma camada não prevista de pavimentação sob uma capa adicional de concreto, bem como a inversão de solicitações, inviabilizam a recuperação estrutural e qualquer solução neste sentido é considerada paliativa e arriscada, uma vez que coloca em risco a vida de trabalhadores durante a obra”

Projeto

Após o recebimento do parecer técnico, a secretaria de Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, sob responsabilidade do secretário Vilson Biessek, passou trabalhar no projeto arquitetônico e de engenharia para a construção da nova ponte do Curtume. O projeto, que está na fase final, deve ser concluído até o dia 30 de abril. Posteriormente, com o formato da estrutura e os valores que devem ser investidos para a obra, o processo de licitação será aberto para o conhecimento da empresa que executará a nova ponte.

“Não havia como fazermos algo paliativo na estrutura que desmoronou. Sabemos que a interrupção da trafegabilidade na rua Carlo Termignoni tem causado problemas para os moradores e comerciantes. Porém, estamos buscando o melhor. Fazer uma estrutura que não apresente problemas em curto e médio espaço de tempo. É uma ponte definitiva. Todos estão empenhados para que a obra saia do papel o quanto antes. A comunidade pode ficar tranquila que estamos fazendo a nossa parte da forma correta”, disse Biessek.