Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
18/10/2019 Sec. de Segurança Pública e Trânsito
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Placas educativas são instaladas para chamar atenção dos condutores em Guaporé

10 placas de sinalização viária alertam motoristas para que respeitem as faixas de pedestres

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece no artigo 214, inciso I, que “deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado que se encontre na faixa a ela destinada é infração”.  A infração é gravíssima e resulta em sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sem contar na multa. Porém, a medida é válida somente onde não há semáforos. Nestes pontos, o pedestre é obrigado a respeitar a sinalização indicativa do vermelho, amarelo e verde, bem como os motoristas.

Buscando alertar os condutores de veículos para que respeitem as faixas de pedestres, a Administração Municipal, através da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito – Departamento de Trânsito, instalou ao longo da área central, em especial na Avenida Silvio Sanson, 10 placas de trânsito diferenciadas das normalmente vistas nas vias urbanas das cidades brasileiras. Dentro das normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), as placas educativas, que respeitam o tamanho, cor e formato, simbolizam um pedestre ajoelhado “implorando” para atravessar a faixa.

Conforme o secretário Vilson Eduardo Sgorla, as placas buscam chamar a atenção e não irão ficar fixas. Elas estarão sendo instaladas em pontos estratégicos de forma temporária para alertar a todos os condutores de veículo e os próprios pedestres.

“As placas são educativas e chamam a atenção. Esse é o principal objetivo: fazer com que os condutores que trafegam pelas vias urbanas visualizem e lembrem-se que são obrigados a parar para que os pedestres possam atravessar. Elas irão ficar temporariamente em diversos pontos da cidade como na Avenida Silvio Sanson e vias de maior movimentação, bem como próximas as escolas. É uma forma, podemos dizer muito criativa, mas dentro do que determinam as leis de trânsito, que encontramos para mudar a realidade do trânsito guaporenses”, destacou.

As placas de sinalização, de uma forma geral, têm a função de informar e servem para alertar os condutores sobre possíveis restrições, obrigações ou proibições. O objetivo, segundo o secretário, é garantir a segurança de todos os usuários das vias públicas. Conforme Sgorla, educação no trânsito é questão de cultura, e cabe a todos mudá-la para melhor.

“Praticar gentilezas no trânsito faz bem para todos. Se respeitarmos as leis de trânsito, vamos continuar diminuindo os índices de acidentalidade em Guaporé”, destacou.

Outras Notícias