Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
04/06/2019 Sec. da Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Secretaria da Saúde comemora 97,60% do público alvo imunizado contra a gripe

Meta de 90% do Ministério da Saúde foi ultrapassada graças à consciência da comunidade. Vacinação está aberta para toda a população enquanto durarem as doses

A secretaria da Saúde comemora os números expressivos da vacinação contra a gripe em Guaporé. “Fomos um dos poucos municípios que chegou a mais de 95% do público alvo imunizado. Tenho certeza que com a campanha estendida até que durarem as vacinas, chegaremos a 100%. Isso demonstra o resultado do trabalho de conscientização em prevenção e a resposta efetiva de nossa comunidade. Juntos estamos construindo uma saúde referência na região” afirma o secretário Vanderlei Scalco.

E Guaporé serviu mesmo de exemplo. Até o último levantamento foram 7.184 doses aplicadas nos grupos alvo da campanha. “Da nossa meta, ainda temos 9 crianças de 2 a 5 anos para serem vacinadas e também aguardamos 162 crianças de 6 meses a menores de dois anos. Queremos fazer um chamamento à essas famílias, pois crianças são mais suscetíveis a complicações, a gripe pode evoluir para problemas respiratórios mais graves. Tragam seus filhos enquanto ainda restam doses da vacina. Após, o Governo Federal não fará reposição”, explica a enfermeira Regina Fin.

No Brasil, os números não chegaram a 80% de imunização e o Governo estendeu a vacinação a toda a comunidade. “Em Guaporé também, desde o dia 3 de junho estamos vacinando todas as pessoas interessadas. Mas relembramos, as vacinas são limitadas. Quem quiser receber uma dose precisa vir a um posto de saúde, dentro do horário de atendimento, o quanto antes”, esclarece Regina.

A vacina protege contra vários tipos de vírus que circulam no inverno gaúcho, evitando que a doença evolua e acabe sendo necessária internação hospitalar ou que a pessoa tenha sua vida em risco em função da doença.

Vacinar é proteger a si mesmo, à família e também proteger a comunidade. “Quanto menos pessoas doentes, menos o vírus se propaga. É um direito e um dever do cidadão responsável”, finaliza.

 

 

Outras Notícias