23/03/2020 Sec. da Saúde

Secretaria da Saúde orienta comunidade quanto a vacinação contra a gripe

Imunização, neste primeiro momento, será para idosos e profissionais da saúde

A Campanha de Vacinação contra a Gripe começa nesta segunda-feira, dia 23 de março, inicialmente para idosos (de 60 anos ou mais) e profissionais da área da saúde. A imunização, programada para o dia 13 de abril, foi antecipada pelo Ministério da Saúde diante do avanço do novo coronavírus (Covid-19). A expectativa é vacinar cerca de 68 milhões de pessoas. A vacina não tem eficácia contra o Covid-19, mas protege contra os outros vírus da influenza, evitando a sobrecarga no sistema de saúde.

Em Guaporé, a Secretaria de Saúde, através do Setor de Vigilância Epidemiológica, está preparada para aplicar a dose da vacina nesta primeira fase. O Centro Municipal de Saúde (Posto Central) e as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) Bom Jesus, Triângulo, Nossa Senhora Aparecida, São José e Promorar estarão imunizando os idosos no lado de fora das 8h às 17h. Estruturas, com profissionais extremamente capacitados e devidamente preparados, vão estar recepcionando e rapidamente aplicando a dose da vacina. A medida visa evitar aglomerações dentro das unidades.

“A prioridade é o idoso e todos vão receber a vacina pelo lado de fora das unidades. Vamos ter agentes de saúde que vão cuidar os espaços entre as pessoas. Os idosos forem trazidos de carro, de preferência com uma pessoa apenas (motorista), não precisarão descer e receberão a vacina dentro do veículo. É importante que busquem receber a dose em seu bairro. Não precisa se deslocar para o Posto Central se reside no Aparecida, por exemplo. É só ir no ESF Nossa Senhora Aparecida que será atendido e assim acontecerá em todos os pontos”, salientou a coordenadora do Setor de Vigilância Epidemiológica, Regina Fin.

Segundo Regina, todas as vacinas de rotina, salvo algum caso de necessidade urgente, foram suspensas. Por isso, o pedido é para que não corram desesperadamente para as unidades de saúde.

“Não há necessidade de todo mundo sair correndo para o Posto Central e ESFs. Podem vir tranquilamente ao longo da semana. Para os idosos que residem no interior temos uma programação diferenciada que acontecerá entre os dias 25 e 27 de março. Pessoas que estiverem em isolamento, afastadas porque apresentaram algum sintoma sugestivo do Covid-19, devem permanecer em seus lares e assim que melhorarem podem procurar as unidades para receber a vacina”, disse a coordenadora.

Esta será a primeira etapa das três previstas pelo Governo Federal. O “Dia D” está agendado para o dia 9 de maio quando os todos os postos vão estar abertos.

Box

15:40 – Brítola/Salão

Etapas da Vacinação

1ª etapa começa em 23 de março: idosos e trabalhadores da área de saúde;

2ª etapa começa em 16 de abril: doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças da segurança e salvamento;

3ª etapa começa em 9 de maio: priorizará crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com 55 anos a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade;