21/09/2019 Sec. do Meio Ambiente

Secretaria de Meio Ambiente distribui 500 mudas de árvores nativas durante a 30ª Semana Farroupilha

Atividade, desencadeada em comemoração ao Dia da Árvore, superou todas as expectativas. 200 mudas a mais do programado foram entregues

Buscando conscientizar a comunidade da importância da preservação ambiental e do quanto as árvores são necessárias para a garantia da biodiversidade e embelezamento da cidade, o Poder Público, através da secretaria de Meio Ambiente, realizou a distribuição gratuita de mudas de árvores nativas para a comunidade guaporense durante as festividades da 30ª Semana Farroupilha. A ação faz parte do projeto “Boas Práticas de Arborização Urbana” e aconteceu na sexta-feira, dia 20 de setembro – Feriado da Revolução Farroupilha.

A meta estipulada pela equipe da secretaria, liderada por Monia Zampeze, era a entrega de 300 mudas. Porém, ao chegar as primeiras, a movimentação dos presentes no acampamento farrapo, na praça Vespasiano Corrêa, surpreendeu e rapidamente todas à disposição foram distribuídas. Em questão de minutos, mais 200 exemplares de diferentes espécies (Cerejeira, Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Caroba, Pitangueira, Pata de Vaca, Guabiju, Cedro Rosa, Cabreúva, Canafístula, Uvaia, Guajuvira, entre outras), foram trazidas pelos servidores da municipalidade. Todas adotadas pelos munícipes que irão colaborar com a arborização e a qualidade do ar que respiramos.

Surpreendeu a todos nós que estávamos envolvidos no projeto. A meta era distribuir 300, mas nos obrigamos a buscar mais 200 mudas. Felizmente a comunidade compareceu em grande número e conseguimos ter sucesso na atividade. Buscávamos a conscientização e mostrar a importância de mantermos a nossa flora preservada para as futuras gerações e acreditamos que os munícipes entenderam o nosso recado. Nosso muito obrigado! Em nome da equipe da secretaria de Meio Ambiente quero agradecer a todos que colaboraram e retiraram seu exemplar para a manutenção do município arborizado e limpo. Vocês estão fazendo a diferença”, destacou Monia.

Novas atitudes “Tri Legais” como está serão realizadas pela equipe da secretaria de Meio Ambiente. Até o final de 2019, não descarta-se a distribuição de mais mudas de árvores nativas para a comunidade guaporense.