26/09/2019 Sec. da Saúde

Setembro Amarelo: Secretaria da Saúde, Liga Feminina e Hospital de Guaporé conscientizam a comunidade

O Poder Público, através da secretaria Municipal de Saúde, juntamente com as integrantes da Liga Feminina de Combate ao Câncer e profissionais do Hospital Manoel Francisco Guerreiro, realizou na tarde da quinta-feira, dia 26 de setembro, atividades de promoção da vida e prevenção ao suicídio. Com cartazes, panfletos e utilizando-se da aproximação e relacionamento franco/direto, as equipes, lideradas pelo secretário da Saúde Vanderlei Scalco e pela presidente da entidade Lurdes Marca, abordaram os cidadãos guaporenses que estavam nas vias urbanas da área central e na praça Vespasiano Corrêa.

O objetivo é alertar e levar uma palavra amiga sobre o momento preocupante que está sendo vivido na sociedade. São muitos os registros de pessoas com sintomas de depressão e com a própria doença que acabam, pela falta de atenção das pessoas próximas, atentando contra a própria vida. Nos cartazes, os dizeres: Por onde anda seu sorriso?; Fale sobre aquilo que lhe dói...; A vida vale ouro! Em um panfleto entregue há informações sobre os sinais de alerta (cansaço emocional, isolamento social, depressão, ansiedade, sono excessivo, bullying, tristeza constante, entre outros), frases que demostram que a pessoa necessita de ajuda (“acho que já vivi o suficiente”, “não sei por quê nasci”, “vou deixar logo vocês em paz”, “minha vida não é tão importante assim”, entre outras), bem como pontos importantes de como os familiares e amigos podem ajudar e onde buscar ajuda.

“É uma ação muito importante e que busca conscientizar a todos. Estamos no ‘Setembro Amarelo’ e não poderíamos deixar passar o mês sem realizar atividades que valorizam a vida. Agradeço o empenho da equipe de profissionais da secretaria da Saúde e do Hospital, e as mulheres da Liga que, todas as quintas-feiras se reúnem no que elas denominaram de ‘Jardim das Vitoriosas’, pela colaboração”, disse o secretário Vanderlei.

Conforme dados da Secretaria da Saúde e do Hospital de Guaporé, o município contabilizou cinco mortes autoprovocadas (suicídios) em 2019. Outro fator alarmante e extremamente preocupante é a quantidade de pessoas que atenta contra a própria vida. A média é de seis registros semanais.

Procure ajuda!

“Sobre girassóis: que eles procuram luz do sol, todos sabem. Mas em dias nublados eles viram uns para os outros, buscando energia de cada um. Não ficam murchos. É a natureza nos ensinando: se não temos sol todos os dias, temos uns aos outros”. Você não está sozinho! Procure ajuda em sua Unidade de Saúde (UBS) ou ligue 188.