12/06/2019 Sec. da Fazenda

Sistema emissor de notas fiscais de serviços eletrônicas migrará da versão 1.0 para 2.0 em Guaporé

Salto tecnológico torna Guaporé um dos pioneiros e traz melhorias aos contribuintes

O Município de Guaporé efetuará a migração do sistema emissor de NFS-e para uma nova versão.  A alteração é importante pois possibilitará melhorias, inclusive para atender solicitações dos próprios contribuintes. “Este é um avanço significativo para quem trabalha no setor e poucos municípios estarão tão avançados. Seremos um dos pioneiros, pois estamos preocupados em atender cada vez melhor os escritórios, os contribuintes, as empresas, e para isso estamos implantando este novo sistema”, esclarece o secretário da Fazenda Celso Fernando Grando.

O cronograma de migração está previsto para ser iniciado em 20 de julho e concluído no dia 22 de julho. Nesses dias, que correspondem ao sábado, domingo e segunda-feira, os servidores dos programas NFS-e, DEISS e Portal Municipal estarão fora do ar, não sendo possível sua utilização nesse período.

Os contribuintes que necessitarem emitir NFS-e no período em que os sistemas estiverem fora do ar deverão fazer uso do Recibo Provisório de Serviços, os quais deverão ser convertidos em NFS-e em até 24 horas após a restauração dos sistemas.

Após a migração dos dados da versão 1.0 para a 2.0, o contribuinte que já possuía acesso na NFS-e 1.0 deverá, no prazo de 45 dias, vincular um CPF ao acesso, preferencialmente do sócio. Não respeitado esse prazo, o acesso à nota fiscal será cancelado, sendo necessária nova solicitação de acesso para continuar utilizando o sistema. Nas novas solicitações de acesso deverá ser informado o CPF de administrador ao acessar a primeira vez o sistema. Cadastrado o administrador será possível e opcional, cadastrar mais usuários, em que cada um receberá sua senha de acesso.

O Setor de Fiscalização sugere que após a migração dos dados seja feita uma conferência das notas emitidas anteriormente na nova versão e qualquer divergência constatada deverá ser encaminhada para o Setor de Fiscalização da Prefeitura antes de proceder a emissão das próximas notas.

Para os contribuintes que emitem notas utilizando soluções Web Services a mudança é pequena, sendo necessário apenas solicitar ao seu programador para alterar o endereço Web Service, o qual será disponibilizado no portal da nota após a migração.

Antes da migração do sistema, os escritórios de contabilidade serão convidados a participar de um evento de apresentação do novo sistema emissor de NFS-e a fim de o conhecerem e esclarecerem suas dúvidas.

Foto: reprodução