Ir para conteúdo principal
v
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
08/01/2026 Sec. da Agricultura
COMPARTILHAR NOTÍCIA

​​​​​​​Abertura da Vindima une tradição e anúncio de investimentos em Linha Félix da Cunha entre Guaporé e Dois Lajeados

No evento, autoridades dos Municípios e do Governo Estadual anunciaram recurso de R$ 1 milhão para pavimentação asfáltico

Guaporé viveu, na noite da quarta-feira, dia 7 de janeiro, na propriedade da família Scalco – localizada na Comunidade Félix da Cunha, um de seus momentos mais simbólicos com a abertura oficial da colheita da uva – Vindima, evento que celebra uma tradição construída a partir do trabalho e da dedicação de cerca de 70 produtores rurais, responsáveis pelo cultivo de aproximadamente 250 hectares de parreirais no município. Autoridades dos Poderes Executivos de Guaporé e Dois Lajeados e Legislativo, da Secretaria Estadual de Turismo, representantes de entidades ligadas ao setor primário, como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Emater/RS e, especialmente, os agricultores, participaram da celebração.

Herança dos imigrantes italianos, a vitivinicultura segue como uma das principais atividades econômicas locais, envolvendo gerações de famílias e movimentando uma ampla cadeia produtiva que vai do consumo in natura à produção de vinhos, espumantes, sucos, doces e outros derivados. Com uma colheita anual estimada em cerca de seis milhões de quilos de uva, a atividade em Guaporé garante sustento, gera renda, impulsiona o turismo e mantém viva uma identidade cultural que atravessa o tempo.

“É o momento de valorizarmos e reconhecermos nossos produtores de uva. Não é uma atividade simples, pois envolve um ano inteiro de muito trabalho nos cuidados com as parreiras, como poda, tratamentos, limpeza, colheita e destinação para a comercialização. Nossa expectativa é de uma safra muito boa”, disse o presidente do STR, Fernando Marcolin, que, ao longo da explanação, apresentou dois vídeos aos presentes.

Em nome do Poder Executivo, o prefeito Odair Rossetto agradeceu o empenho e a dedicação dos produtores rurais, destacando o papel fundamental das famílias que, geração após geração, mantêm viva a tradição da vitivinicultura no município.

“A abertura da colheita da uva é uma festa voltada aos agricultores que, com uma atividade árdua no campo, garantem sustento, geram renda, fortalecem a economia local e mantêm viva a identidade do nosso município”, afirmou o prefeito Odair Rossetto que, na conclusão, agradeceu a receptividade da família Scalco e todos os presentes.

O momento mais aguardado foi a “Pisa da Uva”, uma antiga tradição que consiste em usar os pés para esmagar o fruto da vinha. Autoridades e representantes de entidades, ao som de cantorias italianas que marcam época, realizam a técnica artesanal de produzir vinhos.

A celebração, que marca simbolicamente a abertura da vindima no município, contou com apresentações musicais dos integrantes da Associação Fradei Dela Cucagna e de Paulinho Silva e Banda. Os presentes participaram ainda de um jantar servido pela equipe da Osteria Scalco, com comidas típicas italianas. Patrocinaram o evento a Prefeitura de Guaporé, Sicoob – Agência Guaporé, Sicredi Região dos Vales, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Cereais Menin.

 

Investimento

O evento marcou-se pelo anúncio de investimentos para pavimentação asfáltica de parte da estrada vicinal na Linha Félix da Cunha – trecho sob responsabilidade de Dois Lajeados. O recurso de R$ 1 milhão sairá dos cofres do Governo Estadual – Secretaria Estadual de Turismo, conforme destacou o chefe de gabinete, Willian Coser França.

“É uma alegria podermos estar aqui, representando o nosso secretário Ronaldo Santini, e anunciar esse investimento na melhoria da infraestrutura rural, que vai garantir mais qualidade de vida aos moradores, melhores condições de escoamento da produção, mais desenvolvimento para a comunidade e fomentar o turismo”, disse.

Emocionada, a prefeita de Dois Lajeados, Fabiana Giacomin, ressaltou que a conquista do recurso foi resultado de um trabalho construído em parceria com o prefeito Rossetto, junto ao Governo Estadual.

“Esse recurso vai trazer melhorias concretas para nossa comunidade, fortalecendo o desenvolvimento local e beneficiando diretamente as famílias que vivem e trabalham no campo”, afirmou a prefeita.

Outras Notícias