Conteúdo Principal
Padrão de remuneração da categoria passará do CE-05 para o CE-06, o que implicará em média de 5,47% sobre os valores recebidos em outubro
A Administração Municipal, por meio das Secretarias de Educação e Fazenda, atualizou o Plano de Carreira dos Servidores Públicos Municipais. A proposta de Lei, aprovada na 41ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores, é fruto de um rigoroso estudo técnico e de uma avaliação minuciosa do impacto financeiro, conduzidos pelos secretários Gustavo Marques e Neuza Zonatto, em conjunto com os servidores do Controle Interno, assegurando total responsabilidade na gestão dos recursos públicos.
O projeto altera o padrão dos vencimentos dos “Monitores de Educação”, que passam do nível CE-05 para CE-06, representando um reajuste médio de 5,47% sobre a remuneração vigente em outubro de 2025. A folha de pagamento dos 280 monitores totalizou mais de R$ 618 mil no mês passado. Com a aplicação do reajuste e a incidência de 32,45% de encargos sociais — considerando a alíquota suplementar —, o acréscimo mensal será de R$ 46,9 mil. Em termos proporcionais, isso representa um aumento de 7,61% no custo da folha atual do grupo funcional.
Segundo a secretária Neuza, o impacto financeiro foi cuidadosamente analisado para garantir que a progressão de carreira dos Monitores de Educação ocorra dentro dos limites legais e sem comprometer o equilíbrio fiscal do Município.
“A valorização da categoria era um compromisso claro do prefeito, e estamos honrando com responsabilidade e total transparência. É uma conquista que reconhece o trabalho das monitoras e reforça a importância delas para o fortalecimento da educação municipal”, disse a secretária Neuza.
Para o secretário de Educação, Gustavo Marques, a medida reafirma o compromisso da Administração com a educação.
“Este é um avanço importante para a categoria. Reconhecer esse trabalho por meio da valorização salarial é fortalecer a educação municipal e demonstrar que estamos preocupados e respeitamos quem se dedica ao cuidado e à formação das nossas crianças”, destacou o secretário Gustavo.
O reconhecimento salarial, conforme destacou o prefeito Odair Rossetto, reflete a importância do trabalho desempenhado pelas monitoras dentro das escolas municipais de educação infantil.
“A valorização das monitoras de educação é um compromisso que assumimos com responsabilidade e reconhecimento pelo trabalho que desempenham. Elas são fundamentais no cuidado diário das nossas crianças. Este projeto reflete nosso respeito por essas profissionais e reafirma que investir nelas é investir na qualidade da educação e no desenvolvimento do município”, afirmou Rossetto, agradecendo o trabalho realizado pelos vereadores que entenderam a importância e o significado da valorização da categoria.
O reajuste dos monitores de educação será aplicado na folha de pagamento referente ao mês de novembro.