09/08/2023 Sec. de Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico

Administração Municipal conclui instalação de iluminação pública em frente ao Campus da UCS Guaporé

Foram colocadas 11 luminárias em um trecho de aproximadamente 300 metros. Investimento, dos cofres do Município, ficou em R$ 63,4 mil

Com objetivo de melhorar a visibilidade e proporcionar maior segurança para os acadêmicos e condutores que trafegam pela rodovia ERS-129 no trecho de entrada para o Campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS), de Guaporé, a Administração Municipal concluiu a instalação dos postes e das luminárias de energia elétrica na altura do Km 118. O investimento, com recursos dos cofres do Município, atende uma demanda da direção, funcionários e estudantes da instituição de ensino superior.

O investimento ficou em R$ 63,4 mil para colocação de 11 postes metálicos com luminárias de alta eficiência LED 150 W – fluxo luminoso mínimo de 16.500 lumens. Para o secretário de Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Gerson Bedin, iluminar o trecho, que registra grande movimentação em períodos específicos de entrada e saída de veículos do Campus, é de fundamental importância para evitar que acidentes possam ser registrados.

“Ao natural, a ERS-129 registra um grande fluxo de veículos diariamente e, especificamente neste local, temos o agravante do entra e sai daqueles que desenvolvem suas atividades no Campus UCS Guaporé. Com maior luminosidade, os condutores terão ampla visibilidade e ficará melhor a trafegabilidade. Essa é mais ação do Governo Fabris e Bastian para os cidadãos”, disse Bedin.

O diretor do Campus, Francisco Salvagni, afirmou que iluminação pública em frente à UCS Guaporé é uma demanda não só dos alunos e integrantes da UCS, como também um grande benefício para todos os usuários da ERS-129.

“Em nosso acesso, há muita movimentação, principalmente à noite, e a falta de luminosidade sempre nos deixou preocupados e apreensivos. A iluminação trará segurança, melhor trafegabilidade e mais beleza. Com certeza todos nós ganhamos com ações como esta. A UCS agradece ao Poder Público pela sensibilidade em atender nossa reivindicação”, agradeceu Salvagni.

Nos próximos dias, destacou o secretário Bedin, a instalação dos cabos de energia elétrica deverá ser conclusa e as luminárias serão ligadas. Todo o serviço está a cargo da empresa Paulo Adalberto Fucks da Veiga Junior Ltda, vencedora da Concorrência Pública 01/2023.