23/02/2024 Sec. de Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico

Administração Municipal confirma construção de ponte e pavimentação na rua Manoel Francisco Guerreiro

Após anos em negociação, via urbana ligará área central ao bairro Planalto

Com objetivo principal de melhorar a infraestrutura viária, desafogar o trânsito na Avenida Silvio Sanson, valorizar os imóveis e proporcionar mais segurança para a região, a Administração Municipal, através das Secretarias de Obras e Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, está investindo em uma área da zona urbana que há tempos é reivindicada pela comunidade. Nos fundos do “antigo Posto do Barão”, a rua Manoel Francisco Guerreiro receberá, em trecho de aproximadamente 350 metros, melhorias com a abertura e a pavimentação da via para a fluidez na trafegabilidade e a construção da ponte sobre o Arroio Barracão.

A primeira obra, conforme o cronograma destacado pelo secretário Gerson Bedin, é a edificação da ponte. O contrato para o início das atividades foi assinado na quarta-feira, dia 21 de fevereiro, entre o Município e a empresa Qualypontes Ltda, no gabinete do prefeito Valdir Carlos Fabris. Além do Chefe do Poder Executivo, estiveram presentes os secretários Gerson e Fabiano Farina (Obras e Viação), e representantes da empresa, liderados pela engenheira e proprietária Fabiane.

Com investimento de R$ 541 mil – do FINISA, a ponte em concreto armado, com vão de sete metros, está situada na rua Manoel Francisco Guerreiro, e faz a ligação com as ruas dos Imigrantes e Francisco Tesser, no bairro Planalto. A área edificada é de cerca de 150 m2. A empresa tem o prazo de 180 dias para concluir os trabalhos.

“Obra que há tempos estávamos planejando. Havia alguns impasses que impossibilitaram sua construção em anos anteriores, mas agora está tudo resolvido. A ponte é a primeira obra para que possamos, na sequência e com licitação em tramitação, fazer a pavimentação do trecho, o que melhorará a trafegabilidade. Será uma via de acesso importante e que desafogará a Avenida Silvio Sanson”, disse o prefeito Fabris.

Conforme os secretários Gerson e Fabiano, a ponte e a pavimentação não são as únicas obras para o bairro Planalto.

“Posteriormente será instalada a iluminação pública, o que proporcionará maior segurança. Sabemos que é uma via de ligação entre os bairros e a movimentação, não só de veículos, mas de pedestres é intensa. Temos outras obras, principalmente de estruturas (pontes), que serão realizadas no bairro. Tudo está no cronograma do Governo Fabris e Bastian e, dentro dos prazos legais, sairão do papel”, concluíram.

As obras da ponte da rua Manoel Francisco Guerreiro devem iniciar nos próximos dias.