29/06/2023 Sec. da Agricultura

Concluída com sucesso a 2ª edição do “Interior Integrado” em Guaporé

Troca de conhecimentos e experiências uniram representantes da Administração Municipal, entidades, instituições financeiras e produtores rurais

Com objetivo de aproximar as famílias agricultoras da Administração Municipal, entidades ligadas ao setor primário, instituições financeiras e cooperativas de crédito, levando informações e trocando conhecimento/experiências, a 2ª edição do programa “Interior Integrado” concluiu-se com a participação significativa e dentro das expectativas dos organizadores. Foram 11 encontros nas comunidades da zona rural e dezenas de produtores, das mais diferentes idades, que prestigiaram.

Organizado pela Secretaria da Agricultura e Escritório da Emater/ASCAR-RS, o “Interior Integrado” contou com a participação dos profissionais da Inspetoria Veterinária (IVZ), representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Guaporé (COMDERG), servidores das secretarias de Assistência Social e Habitação, Saúde e Meio Ambiente, além da gerência e colaboradores do Banco do Brasil, Banrisul, Sicoob, Sicredi e Cresol.

Os temas levados ao conhecimento dos agricultores, além das ações e políticas públicas que estão sendo realizadas pela Administração Municipal em benefício ao homem do campo, foram: seguro agrícola, crédito rural, brucelose e tuberculose – vacinação, exames e obrigações dos produtores, licenciamento ambiental como ferramenta para a sustentabilidade - propriedades rurais em equilíbrio com o meio ambiente, que atividades precisam ser licenciadas?, a Política de Assistência Social em Guaporé - a proteção básica e a proteção de média complexidade, fortalecimento alimentar e prevenção de quedas, entre outros.

“Estes foram alguns dos temas apresentados e discutidos durante os 11 encontros. Os agricultores, os quais parabenizamos pela participação, tiveram a oportunidade de questionar e sugerir ações para a melhoria dos trabalhos, dos programas e das políticas públicas que estão sendo executadas. Nosso objetivo era, além de levar informações pertinentes, ouvi-los e, de fato, saímos com muitas ideias que poderemos colocar em prática para melhorar cada vez mais a vida de quem vive no campo”, disse o secretário da Agricultura, Edelvan Balbinotti.

Para a engenheira agrônoma da Emater, Melissa Bock, o “Interior Integrado” é um instrumento importante para a troca de experiências entre quem se propõem a fazer para aqueles que irão se beneficiar com o serviço ou a ação.

“Nada melhor do que estarmos ‘in loco” e lado a lado com os agricultores para transmitir conhecimento, informações e poder receber reclamações e sugestões para melhorar algum serviço que é realizado. Ao lado das colegas da Emater e com os demais organizadores, tenho a certeza que concluímos com extremo sucesso mais uma edição do ‘Interior Integrado’. Talvez não tenhamos conseguido chegar a todos os produtores, até porque nosso interior é grande, mas temos a convicção que nos propormos a fazer o melhor dentro das nossas possibilidades. Estamos abertos às sugestões para a próxima edição”, afirmou Melissa.

Os encontros, em sua grande maioria com a participação do prefeito Valdir Carlos Fabris, vice-prefeito Adalberto Bastian e vereadores Ari Paesi e Jonas Agosti (MDB), Gilson Dai Pra e Fernanda Debona Baldin (PDT), além de secretários da municipalidade e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), foram realizados nas Comunidades das Linhas 5ª São José, 6º Caravagio, São Marcos/Usina, Félix da Cunha, 8ª São José, Segunda - 28, 8ª São Carlos, Segunda - São Pedro, 7ª Santo Antônio, 6ª São Roque e Linha Ernesto Alves. Para 2024, a proposta é dar continuidade ao “Interior Integrado”.