Conteúdo Principal
Equipamento digital irá auxiliar no controle do volume das águas pluviais e na quantidade de chuvas
Cada vez mais, as situações vivenciadas pela instabilidade do clima têm interferido na vida das pessoas. Chuvas torrenciais, vendavais, estiagens, entre outras intempéries, acontecem com mais frequência e intensidade. Diante desse cenário, torna-se essencial investir em monitoramento e prevenção. É o que vem realizando a Administração Municipal, que, por meio de projetos e ações desenvolvidos pela Defesa Civil Municipal e Secretaria de Meio Ambiente, demonstra preocupação com a situação dos moradores ribeirinhos ao Arroio Barracão e de outras áreas suscetíveis a alagamentos. Para isso, está sendo instalada, nesta quinta-feira, 30 de outubro, nas margens do arroio — na altura do Estádio General Ernesto Dorneles (Campo do Juventude) —, uma Estação Fluviométrica com Sensor de Nível.
De acordo com o coordenador da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), Rafael Pissetti, o equipamento é fundamental para o acompanhamento das chuvas e do nível da água no arroio. Com o uso, é possível monitorar, em tempo real, as condições climáticas e o comportamento dos cursos d’água.
“O objetivo é proteger a população, minimizar danos materiais e garantir uma resposta mais rápida e eficiente em situações de risco. O monitoramento constante, por meio de equipamentos como o fluviômetro e o pluviômetro, permite que o Setor Operativo da Defesa Civil Municipal aja de forma preventiva e, quando houver a necessidade, atue de forma precisa para evitar danos”, disse Pissetti, salientando que todos os dados poderão ser acessados em tempo real, de qualquer parte do mundo, por meio de computadores ou celulares, o que amplia a eficiência do monitoramento e a capacidade de resposta em situações de emergência.
Dessa forma, a Administração Municipal reforça o compromisso com a prevenção, a segurança e o bem-estar da comunidade, buscando sempre reduzir os impactos causados pelos eventos climáticos extremos.