Conteúdo Principal
Secretário Cleber Civa, visitou a cidade de Cruzeiro do Sul, que já possui trechos pavimentados, para conhecer de perto a tecnologia, os custos e os benefícios
Com vida útil superior à do asfalto e exigindo menos investimentos em manutenção ao longo dos anos, as estradas construídas em concreto vêm se tornando uma alternativa estratégica para diversos municípios e estados. A opção tem ganhado espaço por oferecer maior resistência, redução significativa nos custos e melhores condições de trafegabilidade, contribuindo e levando mais segurança para todos que circulam pelas vias públicas. É esse modelo que a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, pretende apostar em um futuro não tão distante.
Para verificar sua aplicação na prática, o secretário Cleber Civa realizou uma visita técnica, a convite de um representante da empresa Concresul, na cidade de Cruzeiro do Sul. O município está aplicando nas ruas Adolfo Schneider (220 metros de extensão) e Affonso Pedro Traesel (110 metros de extensão).
“Fomos conhecer de perto a tecnologia, os custos e os benefícios desse tipo de pavimentação. Estamos avaliando a viabilidade de implantar o mesmo modelo no município, buscando alternativas mais duráveis e econômicas para as vias rurais e urbanas. A durabilidade é maior e o investimento gira em torno de 30 a 40% menor do que o asfalto, que atualmente é empregado nas nossas estradas”, disse o secretário Cleber, que concluiu.
“Em breve vamos fazer um projeto-piloto, implementando o concreto na pavimentação dentro do Parque de Máquinas. O fluxo de veículos, especialmente pesados, é grande e é um lugar possível para testarmos antes de aplicarmos nas ruas”.
Segundo Cleber, a Administração Municipal tem como prioridade encontrar soluções que garantam mais segurança, qualidade e eficiência para as estradas vicinais e vias urbanas, com menos recursos sendo empregados na implantação e na manutenção.