Conteúdo Principal
Com acervo vasto e ambiente acolhedor, o espaço público se destaca pela preservação cultural e estímulo ao gosto pela leitura
Incentivar o hábito da leitura é um passo essencial para o desenvolvimento pessoal e coletivo. Ler abre portas para o conhecimento, estimula a criatividade e amplia a capacidade de compreensão. Além de aprimorar o vocabulário e o raciocínio, o contato com os livros, jornais e revistas desperta a imaginação e o senso crítico, ajudando na formação de cidadãos mais participativos. Nesse cenário, a Biblioteca Municipal Dr. Júlio Alves Campos de Guaporé se destaca como um espaço de incentivo à leitura, aproximando a comunidade das obras literárias e promovendo o acesso à cultura e à informação.
Localizado em prédio histórico, cuja fachada foi tombada como patrimônio histórico e cultural em 2016, o espaço conta com um acervo de cerca de 10 mil exemplares, entre livros, revistas, jornais e outros materiais, todos dispostos em um ambiente acolhedor e amplo, ideal para quem busca momentos de leitura tranquila e concentração. Há livros de conhecimentos gerais, literatura nacional e estrangeira, obras infantis, juvenis e clássicos da literatura, além de títulos de poesia, história, filosofia, ciências, artes, biografias e romances de diferentes estilos.
Um dado que chama atenção é o fluxo constante de visitantes pelo espaço das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. Ao longo do dia, dezenas de pessoas passam pela biblioteca para conhecer o acervo, retirar livros e buscar conhecimento. Mensalmente, cerca de 100 exemplares são emprestados à comunidade, demonstrando o interesse crescente pelo hábito da leitura e pela cultura local. Para a retirada, é necessário efetuar o cadastro, apresentando a documentação exigida: identidade, CPF e comprovante de residência.
“Além de oferecer acesso a obras de diferentes gêneros e áreas do saber, a biblioteca cumpre um papel essencial no fortalecimento da cultura local e no incentivo à reflexão e ao aprendizado contínuo. Cabe a nós continuar incentivando o hábito da leitura”, disse a secretária de Turismo, Cultura e Esporte, Márcia Pez, ressaltando que novos projetos e ações estão previstos para ampliar o acesso da comunidade à leitura, promover atividades culturais e educativas.
“Estamos desenvolvendo um projeto para a aquisição de novos exemplares de diversos gêneros, além da reforma do prédio e melhorias nos espaços internos. Queremos tornar o ambiente cada vez mais acolhedor, transformando-o em um ponto de encontro não apenas para a leitura e retirada de livros, mas também para a troca de experiências e conhecimentos, com a presença de autores e atividades culturais”, disse Márcia.
A Biblioteca Municipal Dr. Júlio Alves Campos reafirma seu compromisso de ser mais do que um espaço de livros: é um ponto de encontro de ideias, histórias e experiências, onde leitores de todas as idades podem aprender, se inspirar e compartilhar conhecimento.