10/08/2023 Sec. da Agricultura

Para reduzir os efeitos da estiagem, quatro açudes estão sendo construídos em Guaporé

Programa Avançar do Governo do Estado, em parceria com a Administração Municipal e Emater, incentiva a reservação de água nas propriedades rurais

Há anos, com maior frequência ao longo da última década, agricultores estão sofrendo prejuízos de grande monta nas lavouras e na criação dos animais em decorrência da má distribuição das chuvas entre os períodos de novembro a abril. É nessa época (primavera e verão) que a estiagem se faz presente e compromete o potencial de produção das culturas e as pastagens. O setor primário, gerador de renda e emprego, é responsável direto pelos alimentos que vão estar na mesa. Com objetivo de minimizar as perdas e evitar maiores transtornos, o Governo do Estado lançou o programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural – Eixo Estratégico Irriga + RS na modalidade açudes.

Com a parceria da Administração Municipal e da Emater, o programa tem como objetivo apoiar a construção de estruturas de reservação de água nas propriedades rurais. Os agricultores não desprendem de nenhum recurso para a abertura das estruturas de armazenamento de água. Em Guaporé, após análise de todos os critérios, quatro microaçudes em áreas de terras de produtores que sofreram com a estiagem na safra 2021/2022 foram construídos nas comunidades Felix da Cunha, Linha Sétima/Santo Antônio, Distrito de Colombo e Três de Maio.

Toda a análise dos beneficiários e projetos de construção dos açudes escavados foram efetuadas pelos profissionais da Emater. Cada um dos projetos contempla até 24 horas/máquina de escavadeira hidráulica ou equipamento similar, capaz de movimentar aproximadamente 1.560m³ de material para conclusão do serviço.

“Os beneficiários foram escolhidos através de uma triagem realizada pelas Secretarias da Agricultura, de Obras, Defesa Civil e Emater. A construção dos microaçudes é uma prevenção, uma reserva de água para ocasiões de necessidade. Há uma preocupação muito grande dos Governos com a situação da estiagem. Foram três anos consecutivos e muitas perdas nas propriedades rurais”, afirmou a engenheira agrônoma, Melissa Bock.

Para o secretário da Agricultura, Edelvan Balbinotti, o programa Avançar busca incentivar os produtores a utilizarem sistemas de irrigação e usos múltiplos com água acumulada em reservatórios.

“É importante para fomentarmos as propriedades que foram atingidas pela falta de água. Não há como atender todos os produtores em virtude dos critérios que foram estabelecidos no programa do Governo Estadual. Porém, estamos buscando alternativas, ajustando ações e vamos implementar políticas públicas para minimizar os efeitos da estiagem caso nossos produtores sofram novamente com a irregularidade das chuvas”, disse o secretário.

Das quatro propriedades beneficiadas, em três a estrutura do microaçude está conclusa e uma em andamento.