12/04/2019 Sec. Geral de Governo

Poder Executivo colabora financeiramente com entidades de Guaporé

Valores auxiliam no desenvolvimento de atividades para crianças, pessoas da terceira idade, segurança pública, esportes, lazer e na saúde pública

O Poder Público, de Guaporé, tem colaborado anualmente com as entidades assistenciais, esportivas e de saúde na cidade. Recursos financeiros do caixa da Administração Municipal auxiliam no desenvolvimento de atividades para crianças, pessoas da terceira idade, saúde pública, feiras comerciais e eventos tradicionalistas, auxílio para o transporte universitário e forças policiais para o combate à criminalidade. Todos os anos, a secretaria de Administração, após análise orçamentária da secretaria da Fazenda, encaminha projetos de Lei para apreciação dos representantes do povo na Câmara de Vereadores. As propostas, sem nenhuma objeção, são colocadas para votação e passam pelo aval dos legisladores.

Nos meses de fevereiro, março e abril, o Executivo enviou cerca de 10 projetos e todos foram aprovados. São mais de R$ 500 mil repassados para: Estudantes Universitários (R$ 120 mil); Centro de Tradições (CTG) Última Tropeada (R$ 30 mil); Agremiação Guaporense de Esportes (R$ 35 mil); Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (R$ 70 mil); Associação Guaporé Pró-Eventos (R$ 137 mil); Protegendo Animais Ponto.Com (R$ 40 mil); Coral Comunicação Unicanto (R$ 14 mil); Horta Comunitária Bruno José Campos (R$ 10 mil); Lar da Criança Primo e Palmira Pandolfo (R$ 10 mil); Liga Feminina de Combate ao Câncer (R$ 9 mil); Associação Amigos de Santa Rita (R$ 9,5 mil); e Recando da Amizade (R$ 17 mil).

“Essas entidades fazem um trabalho social extremamente importante. Acolhem crianças, adolescentes e pessoas da melhor idade para atividades educacionais. Proporcionam, além do lazer e da educação – necessárias para o crescimento humano e social, alimentação diária. Muitas fomentam o turismo e, consequentemente, fazem girar a economia dos estabelecimentos comerciais e industriais. Outras ajudam no controle da saúde pública, como as voluntárias da PAC que atuam diretamente com os animais e a Liga Feminina de Combate ao Câncer na distribuição de medicamentos as portadoras da doença. O Executivo só tem a agradecer às direções das entidades pela execução das ações em prol da comunidade”, disse o secretário de Administração Evandro Ghizzi.

Além destes, recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, oriundos do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas, foram depositados nas contas da AGE, Escoteiro Nacê, APAE, Cia Caripaiguarás, Colégio Scalabrini, Lar da Criança Primo e Palmira Pandolfo e Horta Comunitária Bruno José Campos. O valor distribuído, conforme indicações dos contribuintes às entidades, chegou a R$ 77 mil.

O Poder Público, além do repasse de verba, colabora destinando servidores municipais, das mais diversas áreas de atuação, para auxiliar nos trabalhos diários realizados pelas entidades, em especial a APAE, Horta Comunitária, Lar da Criança Primo e Palmira Pandolfo, entre outras.