20/11/2023 Sec. de Obras e Viação

Poder Público de Guaporé com equipe para auxiliar moradores de Muçum

Prefeito Valdir Carlos Fabris recebeu pedido de ajuda do Chefe do Executivo de Muçum, Mateus Trojan, por volta da 1h30min. Remoção de famílias próximas ao Rio Taquari é prioridade

As fortes e incessantes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, especialmente na região Norte, preocupam as autoridades. A situação mais crítica, com as cheias dos rios, é a do Vale do Taquari. Municípios como Muçum, Encantado, Roca Sales e outros, prejudicados pela cheia no mês de setembro, voltaram a registrar estragos e famílias estão sendo retiradas dos seus imóveis. O prefeito de Muçum, Mateus Trojan, solicitou, durante a madrugada, por volta da 1h30min, ajuda ao Chefe do Executivo de Guaporé, Valdir Carlos Fabris. O pedido era para que enviasse uma equipe para colaborar com os atingidos.

Prontamente, Fabris acionou a Secretaria de Obras/Viação, através do secretário Fabiano Farina, e a Coordenadoria de Defesa Civil Municipal (COMPDEC), sob responsabilidade de Rafael Pissetti. Uma equipe, composta por 10 servidores e integrantes do Setor Operativo com três caminhões, foi deslocada e, desde às 3 horas, estava em Muçum.

“Infelizmente mais uma vez a região do Vale do Taquari está sendo atingida pela cheia do rio. Nos solidarizamos e encaminhamos uma equipe para ajudar na retirada dos moradores e dos seus pertences das residências. Só temos que agradecer a disponibilidade destes servidores e torcer para que a chuva dê uma trégua”, disse Fabris.

O prefeito de Guaporé ressaltou:

“Além desta equipe, outra está de prontidão na cidade e, em caso de necessidade, estará auxiliando os moradores”.

Uma equipe do Setor Operativo da COMPDEC está na rodovia ERS-129, trecho entre Dois Lajeados e Vespasiano Corrêa, removendo árvores e galhos que caíram sobre a pista de rolamento. O bloqueio é parcial em diversos trechos da rodovia.

Em Guaporé

O Setor Operativo da COMPDEC está em alerta. O monitoramento do Arroio Barracão é constante. A vazão da água é normal, com elevação (transbordo) na região da empresa RGO, bairro Santo André. Em algumas residências, a água invadiu os porões, causando preocupação aos moradores. O Poder Público, através da Secretaria de Obras/Viação e o Setor Operativo da COMPDEC, colocaram à disposição uma retroescavadeira e um operador para qualquer eventualidade emergencial. O equipamento rodoviário permanece ao lado do Arroio Barracão.

Chuvas

O acumulado de chuvas nas últimas 24 horas, conforme o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), de Guaporé, é de 95 milímetros. Desde sábado, dia 11, a quantidade pluviométrica no município supera os 295mm.