Conteúdo Principal
Reforço na manutenção viária tem como propósito reduzir a acidentalidade e melhorar a visibilidade dos condutores no período noturno
Visando aumentar a segurança de condutores e pedestres, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, está implementando tachas refletivas, conhecidas como “olho de gato” e com nome oficial de tachinhas, para a sinalização ao longo da Avenida Sílvio Sanson, a via com maior fluxo de veículos da cidade. As primeiras duas mil tachinhas estão sendo instaladas na área central, e o visual, para quem transita à noite, torna-se significativamente mais claro, seguro e eficiente, melhorando a visibilidade e a orientação dos condutores.
As tachinhas, conforme o secretário Vilmar Vicinieski, são dispositivos de sinalização viária confeccionados em resina de alta resistência, projetados para suportar o tráfego contínuo e intenso de veículos, garantindo durabilidade e eficiência na sinalização horizontal.
“É mais uma das ações do Governo Municipal para melhorar o trânsito na principal via urbana da cidade. As tachinhas atuam como elementos auxiliares às faixas demarcatórias e têm como principal objetivo reforçar a sinalização, servindo de apoio visual aos condutores, especialmente no período noturno”, destacou o secretário, que complementou:
“Nossa intenção é instalar, ao longo de 2026, cerca de 20 mil tachinhas na Avenida Sílvio Sanson e em outras vias urbanas. Estamos realizando um teste e a aprovação da comunidade, neste primeiro momento, indica que estamos no caminho certo”.
Vilmar ressaltou ainda que a instalação está sendo realizada por servidores da secretaria, o que reduz as despesas por parte do Poder Público. Cada tachinha refletiva tem um custo de R$ 5,00.