12/04/2019 Sec. de Assistência Social e Habitação

Assistência Social e Habitação desenvolve capacitação para educadores da Casa de Acolhimento

Janete Marize Vivan realizou palestra com dinâmicas com o tema “Educando e Convivendo com Crianças e Adolescentes – Limite e Disciplina sem Agressividade”

Encontro

O Poder Público, através da secretaria de Assistência Social e Habitação, proporcionou aos educadores da Casa de Acolhimento, de Guaporé, um projeto de capacitação com objetivo do cuidado, educação, autodesenvolvimento, relacionamento e convívio entre adultos, crianças e adolescentes em ambientes familiares e de abrigo institucional. A atividade, ministrada por Janete Marize Vivan, teve como tema “Educando e Convivendo com Crianças e Adolescentes – Limite e Disciplina sem Agressividade”.

Conforme Janete, nos dias atuais os órgãos de assistência social estão se deparando com enormes dificuldades para dar conta dos cuidados básicos das crianças e adolescentes. Além da parte de organização e prática, existe o lado emocional criando uma dinâmica complexa e que precisa ser observada e compreendida para que sejam minimizados os conflitos e problemas.

“Os educadores têm que compreender a violência doméstica contra crianças e adolescentes, bem como nos ambientes de convívio. O cuidado adequado para esse público, requer afeto, limite e disciplina sem agressividade. Para trabalhar com crianças e adolescentes, principalmente os que são oriundos de famílias com vulnerabilidade social e/ou vítimas de violência doméstica, é necessário um preparo a fim de que o convívio seja minimamente salutar para os jovens e profissionais, gerando uma positividade para o município em termos de resultados e índices adequados”, disse Janete.

O secretário Alessandro de Almeida, afirmou que nos dias atuais, agregar conhecimento teórico e prático sobre a influência dos maus tratos intrafamiliares na educação e no relacionamento com crianças e adolescentes, facilita a compreensão do fenômeno da violência através das múltiplas causas.

“Os educadores tiveram a oportunidade de aprimorar conhecimento, desenvolveram o processo de educar e formar cidadãos, puderam exercitar a reflexão sobre o papel da escola, família e da sociedade no processo de formação de crianças e adolescentes. Foi um momento de muito aprendizado e com certeza, os educadores saíram motivados e entendedores dos fatores para relacionamentos interpessoais mais saudáveis. Estamos capacitando os educadores para que as atividades educacionais na Casa de Acolhimento continuem para a boa convivência de todos e a formação de cidadãos de bem no futuro”, disse o secretário.

A capacitação foi realizada por aproximadamente 20 educadores e aconteceu na sede da secretaria de Assistência Social e Habitação, no Centro Municipal Termignoni.