02/09/2019 Sec. de Educação

Escola Imaculada Conceição desenvolve projeto que valoriza sentimentos, sensações e emoções

No encontro das turmas dos 3º, 4º e 5º anos, os alunos puderam demonstrar as produções textuais realizadas e representadas por meio de maquetes

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Imaculada Conceição, através da professora da Sala de Recursos Multifuncionais – Atendimento Educacional Especializado/AEE) - turno manhã, Dariúce Simas Dela Justina, realizou o encontro entre alunos, pais e Coordenação Pedagógica da escola para que fosse apresentado às famílias, parte dos trabalhos, desenvolvidos no primeiro semestre, com os alunos dos 3º, 4º e 5º anos. Através do livro: O Monstro das Cores, escrito e ilustrado pela arte terapeuta Ana Lleblas, a professora utilizou a história para estimular as crianças a identificarem as diferentes emoções que sentem, sabendo que no livro cada cor representa uma emoção.

Segundo Dariúce, o projeto: “Imaculada Conceição: a escola que queremos valoriza os sentimentos, sensações e emoções”, está sendo desenvolvido pelas duas professoras da sala do AEE, turno manhã e tarde e por uma professora de reforço, porém, este evento era específico da sua turma, tendo como objetivo trabalhar as emoções dos alunos e ajudá-los a enfrentar sentimentos ruins e a desfrutar dos sentimentos bons, para que os alunos possam perceber que os outros possuem e sentem as mesmas emoções: raiva, tristeza, alegria, calma, ansiedade, entre outros.., mas, o modo como cada um reage frente às situações é o que os torna únicos, singulares. Somente assim eles poderão ser adultos que sabem controlar e reconhecer suas emoções, desenvolvendo sentimentos importantes para a vida social.

No encontro, os alunos puderam demonstrar as produções textuais realizadas e representadas por meio de maquetes, sendo que cada um fez a sua apresentação e contou a história criada. Os personagens da história foram construídos com materiais recicláveis. Também foi apresentado como é utilizado o “Emociômetro”, um recurso que serve como um termômetro das emoções, quando o aluno chega na aula, ele coloca o seu nome na emoção que está sentindo e conversa com a professora. Cada família recebeu um livro contendo as produções textuais produzidas pelos alunos durante a realização deste belíssimo trabalho.

A professora Dariúce reconhece a relação indissociável entre aprendizagem e emoção e acredita que desenvolver a competência sócio emocional é tão importante quanto a cognitiva. Finaliza dizendo: “Eduquemos as emoções das nossas crianças!”