Museu Municipal passará por ampla reforma
Fechado deste janeiro de 2014, através do Decreto N.º 5083, o Museu Municipal, localizado na Avenida Alberto Pasqualini a 50 metros da Praça Vespasiano Corrêa, passará por uma ampla reforma para que possa proporcionar segurança aos colaboradores e pri...
Fechado deste janeiro de 2014, através do Decreto N.º 5083, o Museu Municipal, localizado na Avenida Alberto Pasqualini a 50 metros da Praça Vespasiano Corrêa, passará por uma ampla reforma para que possa proporcionar segurança aos colaboradores e principalmente aos visitantes. As atividades no local, que abrigam grande acervo com a história de instalação e desenvolvimento do Município, foram suspensas temporariamente após vistoria da Engenheira Civil, Tatiane Zambam, que detectou problemas na estrutura das calhas, assoalhos do andar superior, entre outros.
\r\n
\r\nPassados dois anos e cinco meses, após toda a retirada dos objetos e fotografias da antiguidade, o “Museu Municipal”, fundado em 1979 e restaurado em 1999, receberá melhorias em sua infraestrutura. A ideia, segundo o Prefeito Paulo Mazutti, é que as obras de revitalização deste importante espaço sejam efetuadas em três etapas. A primeira, com investimentos que superam os R$ 21 mil, é para a reforma da cobertura, num total de 476,36 m2. A empresa vencedora da carta convite, que será a responsável pelos trabalhos de reforma do telhado do Museu Municipal, é a Berlam Construções e Transportes Ltda. As atividades devem ser concluídas até o dia 14 de julho.
\r\n
\r\n“Passamos dois anos insistindo no Ministério do Turismo em Brasília para a liberação de recursos, mas foi em vão. Já que não tivemos êxito, o setor de Coordenação e Planejamento separou a reforma do Museu em três etapas. A primeira, licitada e assinado o contrato com a empresa, é para a reforma total do telhado. A segunda etapa, que estamos elaborando o projeto, é para a melhoria interna (assoalho, parte elétrica e hidráulica) e a terceira é a revitalização externa”, destacou.
\r\n
\r\nMazutti salientou que a divisão em três etapas para investimentos no prédio do Museu Municipal tem como objetivo a boa aplicação dos recursos públicos.
\r\n
\r\n“Temos que ter os pés no chão nesse momento de dificuldades financeiras enfrentadas no país. Vamos realizar a obra e temos que ter a garantia que cumpriremos com as nossas responsabilidades com a empresa vencedora. Nosso intuito é preservar a história, porque município ou família sem passado, com certeza não tem presente. Buscamos, com esse projeto, a preservação histórica dos nossos antepassados que foram de fundamental importância no desenvolvimento de Guaporé”, disse.
\r\n
\r\nO Museu Municipal, uma das primeiras construções em alvenaria erguidas em Guaporé (1902), possuiu de 305 m2 de área construída.