Administração Municipal é parceira da ADISAN em busca de conhecimentos, união e de prosperidade para a comunidade guaporense
A Prefeitura de Guaporé participou de um momento histórico com a assinatura do Pacto de Amizade (Gemellaggio) entre a Associazione Veneti nel Mondo APS e a Associação dos Descendentes de Imigrantes das Terras de São Marcos (ADISAM), consolidando oficialmente Guaporé como cidade-irmã de Valdagno, comuna italiana localizada na região do Vêneto, província de Vicenza. O ato representa um novo capítulo na valorização das origens e na cooperação internacional, fortalecendo os laços culturais, históricos e econômicos entre as duas comunidades e ampliando as oportunidades de intercâmbio em educação, turismo, cultura e desenvolvimento sustentável.
O evento, realizado nas dependências do Restaurante Sobrado, contou com a presença do conselheiro do Vêneto, Enrico Corso, do presidente honorário da Veneti del Mondo, Ectore Beggiatto, da presidente do COMVERS, Isabel Dalcim Quirino, do presidente da ADISAM, José Petrella, do presidente honorário da entidade, Ivaldino Lodi Rissini, e de autoridades municipais, incluindo a primeira-dama Paula Zanrosso Rossetto e os secretários municipais Alexandre Ceni (Geral de Governo), Dorival Chiodi (Administração) e André Gregianin Severo (Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico). Também participaram o prefeito de Vista Alegre do Prata, Roberto Donin, e integrantes da diretoria da ADISAM.
Durante a cerimônia, Petrella destacou a relevância histórica do momento:
“Este gesto fortalece os laços culturais, históricos e emocionais que unem nossos povos e consolida nossa missão de preservar e celebrar a herança italiana em nossas terras. Hoje, celebramos mais do que uma assinatura: celebramos o compromisso com a amizade, a cooperação e a valorização das nossas origens.”
Lodi ressaltou a continuidade do trabalho iniciado em 2018 com o Gemellaggio:
“Tivemos um marco em 2018, quando firmamos o Gemellaggio com Valdagno, e, com a assinatura deste novo Pacto de Amizade entre as associações, acreditamos estar dando mais um grande passo. Ele nos permitirá desenvolver projetos em conjunto, fortalecendo a cooperação e promovendo o crescimento cultural, social e econômico da ADISAN, da Veneti nel Mondo e de nossas comunidades.”
A primeira-dama Paula Zanrosso Rossetto, que no ato representava o prefeito Odair Rossetto que está em viagem à Capital Federa, também ressaltou a importância do ato para Guaporé e colocou a Administração Municipal à disposição para futuras parcerias:
“Este momento é de grande significado para o nosso município. A assinatura do Pacto de Amizade simboliza a valorização de nossas raízes italianas e fortalece a cooperação entre Guaporé e Valdagno. Somos parceiros da ADISAN na busca por conhecimento, união e prosperidade, e ter Valdagno como nossa cidade-irmã é motivo de grande satisfação — tenho certeza de que essa parceria trará muitos frutos. A Administração Municipal se coloca à disposição para apoiar projetos e iniciativas que promovam a cultura, a educação e o desenvolvimento de ambas as cidades”, disse Paula que, em nome do Governo, agradeceu a presença da comitiva italiana em Guaporé.
Após a assinatura, os participantes se deslocaram até a entrada da cidade, onde foram inauguradas as placas que celebram o Gemellaggio entre Guaporé e Valdagno. Em seguida, o grupo visitou a Igreja Matriz Santo Antônio e a Praça Vespasiano Corrêa, local em que a ADISAN projeta erguer o monumento do Leão de São Marcos, símbolo histórico da região do Vêneto. Por fim, a comitiva esteve na residência da família Puperi, construída em estilo colonial italiano, onde será implementado o projeto “Memorial da Cultura Italiana Vêneta em Guaporé”, dedicado à preservação e valorização da herança cultural deixada pelos imigrantes.