Ir para conteúdo principal
v
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
16/09/2025 Sec. de Educação
COMPARTILHAR NOTÍCIA

IV Feira Cultural - Escola Municipal Alexandre Bacchi

Escola Municipal Alexandre Bacchi reúne comunidade escolar para a culminância da IV Feira Cultural

Na Semana Farroupilha

Escola Municipal Alexandre Bacchi reúne comunidade escolar para a culminância da IV Feira Cultural

Com o tema “Seu futuro começa aqui: transformando vidas, alimentando sonhos”, evento reforçou o papel da educação como caminho para construção de novos horizontes

A XXXVI Semana Farroupilha de Guaporé, realizada no Acampamento Farrapo, montado na Praça Vespasiano Corrêa, foi palco, na noite da segunda-feira, dia 15 de setembro, da culminância da IV Feira Cultural da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi. Equipe diretiva, profissionais da educação, alunos e familiares lotaram o espaço, onde peões e prendas mostraram suas habilidades nas danças tradicionais. O tema deste ano foi: “Seu futuro começa aqui: transformando vidas, alimentando sonhos”.
Com coordenação da diretora Janaína Ziegler, as atividades, que incluíram apresentações artísticas e musicais, além de um show com a Banda Marcial da escola, encantaram e emocionaram o público. O evento destacou o talento dos estudantes e reforçou a importância da cultura, da música e da tradição na formação educacional. As crianças do pré-escolar abriram os trabalhos, coreografando as músicas “O Caderno’ e “Cuida de Mim”. Em seguida, os alunos do 1º e 2º anos apresentaram “Lê um livro pra mim” e “Ursinho Pimpão”, enquanto os estudantes do 3º e 4º anos subiram ao palco para interpretar novas canções.
A Banda Marcial apresentou músicas como “Anunciação” e “Copa do Mundo”, fazendo todos recordarem do passado. A noite reservou ainda momento para “falar”, por meio de cartazes, sobre o bullying que machuca, deixa marcas e pode transformar a escola em um espaço de dor. 
“A escola precisa ser um espaço seguro, em que todos se sintam valorizados e pertencentes. O combate ao bullying começa com empatia e com a coragem de não silenciar diante das injustiças”, destacaram os profissionais da educação.
A IV Feira Cultural ainda reservou espaço para oficinas de música, show de talentos, declamação e diversas outras atividades, proporcionando aos alunos a oportunidade de explorar suas habilidades, expressar sua criatividade e se envolver de forma prática com a cultura. A Banda Marcial encerrou a noite com “Bella Ciao”.
Ao término, o destaque para o espaço educacional onde os ciclos acontecem, aonde as crianças chegam cheias de sonhos e levam lembranças, amizades e valores que ficarão para sempre.
“No futuro, as crianças de hoje vão contar as histórias que estão vivendo agora... porque a melhor fase da vida é vivida na escola. Alexandre Bacchi sempre estarei contigo, pois aqui nessa escola eu fui criança, eu fui feliz”.

Outras Notícias