22/12/2022 Sec. da Agricultura

Abertura Municipal da Colheita da Uva encanta autoridades e agricultores em Guaporé

Integrando os 119 Anos de Emancipação Político-Administrativa e a programação “Uma Joia de Natal”, evento aconteceu na Vinícola Gheller com a tradicional pisa da uva

A Abertura Municipal da Colheita da Uva de Guaporé, realizada e organizada pelo Poder Público, através da Secretaria de Agricultura, marcou-se pela simplicidade e simbólica pisa da uva e emoção para os mais de 50 presentes na noite da quarta-feira, dia 21 de dezembro, na Vinícola Gheller. O evento, que integra os 119 Anos de Emancipação Político-Administrativa do município e a programação “Uma Joia de Natal”, contou com a presença de autoridades municipais, regionais, estaduais, agricultores do setor vitivinícola, representantes de entidades ligadas ao setor primário e empresarial, instituições financeiras, cooperativas de crédito e a imprensa.

Guaporé celebra os mais de seis milhões de quilos de uva colhidos a cada safra. São quase 90 produtores rurais que cultivam a parreira em cerca de 300 hectares. Grãos que viram vinho, suco, espumante e doce. Uva que vira sustento, gera riqueza, movimenta a economia, promove desenvolvimento e mantém a tradição.

“Não estamos celebrando só a colheita da uva, mas sim, a representatividade que os produtores rurais e a agricultura têm dentro do município. Escolhemos a uva pelo seu significado ao longo da história e pelo desenvolvimento que tem proporcionado. Se hoje temos uma Guaporé pujante, muito se deve aos imigrantes italianos e agricultores que estão aqui acompanhando a solenidade”, disse o secretário da Agricultura, Edelvan Balbinotti.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) Fernando Marcolin destacou em seu pronunciamento que a produção de uva foi, por muito tempo, a principal fonte de renda das famílias interioranas. Porém, com o passar do tempo, a diversificação no meio rural foi fundamental para a permanência do homem no campo.

“Quem produz uva sabe das dificuldades e dos altos e baixos que o setor tem. Estamos, de forma organizada, buscando sempre o melhor e batalhando muito para que os agricultores cresçam e possam expandir seus parreirais e produzir cada vez mais uvas. Vida longa ao setor”, destacou.

A tradicional e simbólica pisa da uva, que abre oficialmente a colheita da safra em Guaporé, foi ao som da folclórica canção “Merica-Merica”, cantada “em capela” por todos que acompanhavam a solenidade. O prefeito Valdir Carlos Fabris, o vereador Ari Paesi (MDB), a secretária de Educação Veridiana Tonini e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) Fernando Marcolin, foram os escolhidos.

“Sabemos do trabalho que é ter um parreiral. De como é viver na expectativa de uma boa safra, de qualidade para o consumo e a venda às cooperativas e vinícolas. A uva, assim como outras culturas, proporciona incremento na renda das famílias agricultoras, gera emprego e nos trouxe um crescimento significativo na economia do município. O setor agropecuário representa 24% da receita pública, o que nos orgulha. Parabéns aos produtores e, nesta data comemorativa, aos produtores de uva”, destacou Fabris.

Ao término da cerimônia, um coquetel com produtos das agroindústrias familiares servido no espaço gastronômico Don Raul Wine Bar marcou a confraternização, a troca de experiências e conhecimento, celebrando o crescimento do setor da vitivinicultura em Guaporé.

“A qualidade é uma das marcas do agricultor que está cada vez mais investindo no produto final, para consumo. Parabéns a todos que desenvolvem e fazem do setor primário um orgulho para Guaporé”, salientou o secretário.

Pronunciaram-se ainda o vice-presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) Marcelo Maranata (prefeito de Guaíba), representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS) Adair Villa e o diretor de Cooperativismo da Secretaria Estadual da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural Ubiratan Rodrigues da Silva.

A Abertura Municipal da Colheita da Uva – 2ª edição contou com o patrocínio master do Sicredi Região dos Vales e apoio da Emater/ASCAR-RS – Escritório de Guaporé, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (COMDERG).