16/02/2017 Sec. Geral de Governo

Acesso asfáltico à União da Serra é tema de audiência no Daer

Autoridades de Guaporé, lideradas pelo vice-prefeito Adalberto João Bastian, e de União da Serra, através do prefeito Leo Paulo Cendron, estiveram reunidas com o diretor geral do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer) Rogério Brasil Uberti, para tratar sobre a pavimentação asfáltica da VRS-831. O encontro, mediado e acompanhado pelo Deputado Estadual Gilmar Sossella (PDT) aconteceu na manhã da quarta-feira, dia 15 de fevereiro, na sede da autarquia. A comitiva solicitou ainda a cedência de maquinários para o uso do município de Guaporé na conservação da ERS-441 e ERS-831.
\r\nDurante a audiência, as lideranças solicitaram que o Governo Gaúcho reinicie o processo (estudo técnico e financeiro) para que o trecho de aproximadamente 25 quilômetros, entre o trevo de acesso a ERS-129 (entroncamento da Linha Quinta Pinheiro Machado) e o antigo Distrito de Vila Oeste – atual sede, receba o tão sonhado pavimento asfático. Nesse primeiro momento, segundo Sossella, as autoridades buscam apenas que o Governo se comprometa em pavimentar oito quilômetros. O trajeto, começando no trevo da ERS-129, colaboraria e muito com o escoamento da produção primária e impulsionaria o turismo rural.
\r\nA obra da VRS-831, que é prometida há décadas, chegou a ser licitada em 1998 quando a empresa mineira Brasil S.A. venceu a licitação e deu início, com a colocação das marcações, ao processo de pavimentação. Porém, sem a esperança de receber os recursos do Governo Estadual, os trabalhos foram interrompidos e a obra nunca mais foi retomada.
\r\nAlém de Bastian e Cendron, participaram do encontro no Daer o secretário de Obras e Agricultura de Guaporé, Leo Pandolfo, o secretário da Fazenda de União da Serra, Francisco Pulga, e assessora parlamentar Marciana Renata Fabris.