Ir para conteúdo principal
v
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
10/02/2026 Sec. de Obras e Viação
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Administração Municipal realiza manutenção preventiva no Arroio Barracão

Máquinas e caminhões foram colocados no meio do flúmen e seus afluentes para a retirada de entulho, terra, pedras e vegetação

Ações para melhorar a vazão da água no canal do Arroio Barracão, que corta a cidade de norte a sul — passando por comunidades rurais e bairros de grande densidade populacional da zona urbana — estão sendo realizadas de forma contínua pela Administração Municipal. Por meio das ações da Secretaria de Obras e Viação, máquinas rodoviárias e caminhões foram posicionados nas margens e no leito do canal, na sexta-feira, dia 6, e na terça-feira, 10 de fevereiro, para a realização de serviços de manutenção preventiva.

Servidores do Parque de Máquinas e de uma empresa terceirizada realizaram a retirada de entulho, pedras, terra e, principalmente, da vegetação que cresce em ritmo acelerado nesta época do ano, o que provoca a obstrução da passagem da água e compromete a vazão do canal. As ações ocorreram na altura dos bairros Nossa Senhora da Saúde e Planalto (Capela Nossa Senhora Aparecida). Além da calha do Arroio Barracão, os afluentes também foram alvo de atividades de retirada de sedimentos que prejudicavam o escoamento da água.

“Essas ações preventivas são essenciais e precisam ser realizadas antes dos períodos de maior volume de chuvas. Trabalhar de forma antecipada é a melhor maneira de evitar transtornos, minimizar riscos e impedir que novas perdas atinjam as famílias que vivem nas áreas ribeirinhas. A prevenção protege vidas e patrimônios”, disse o secretário, que ressalta ainda que as atividades do programa Desassorear RS – Governo do Estado prosseguem e são fundamentais para a prevenção de alagamentos, a melhoria da drenagem e a segurança da comunidade ribeirinha.

As manutenções preventivas, segundo Ivan, integram o plano de ações voltado à prevenção de novos transbordamentos, reduzindo incômodos e evitando prejuízos emocionais e financeiros aos moradores ribeirinhos.

Outras Notícias