19/01/2017 Sec. Geral de Governo

Ayni: Poder Público visita instalações do projeto

O Poder Público Municipal, através do prefeito Valdir Fabris, Primeira Dama Jane, da Secretária de Turismo Cristiane Viel e da Secretária de Meio Ambiente, Monia Zampeze, visitou na tarde de 18 de janeiro, o projeto Cidade Escola Ayni, que está sendo edificado no Parque Ecológico Honorato Toniolo, cedido em comodato pelo município como sede do projeto.
\r\nEdificado respeitando o meio ambiente, com aposta na bioconstrução, respeito aos recursos naturais e prédios ecológicos, o bosque ganha vida com a participação de pessoas do mundo inteiro construindo uma nova forma de pensar e agir. A Ayni realiza cursos e recebe educadores da cidade, região, Brasil e dos mais diversos países de vários continentes e dissemina conhecimento adquirido pelo idealizador, Thiago Berto, que durante três anos visitou projetos educativos mundo afora.
\r\nO prefeito e os secretários reafirmaram a parceria de Guaporé com a Ayni, firmando laços e somando para o crescimento do projeto, do turismo e da educação ambiental. Alguns reparos que dependem do Poder Público ficaram acordados, como a ponte de madeira do bosque que apresenta partes de madeira já comprometidas e a cerca que circunda a área também está com sérios problemas estruturais.
\r\nO local já é reconhecido além das fronteiras como um espaço único no mundo, de conexão com valores fundamentais para uma educação de paz e de respeito.
\r\nO que é a Ayni
\r\nA Ayni nasceu de um sonho, de uma jornada de vida e autoconhecimento em uma viagem de 3 anos pelo mundo do guaporense Thiago Berto. Aos 30 anos Thiago vendeu todos os pertences e saiu a viajar pelo mundo de mochila em uma busca de si mesmo, de quem era e do sentido para seus anos seguintes. Foi morar no Butão, seguiu viajando pelo mundo e em setembro de 2012, um ano após iniciar sua viagem, conheceu um projeto de educação infantil em Cusco, no Peru, e ali pode perceber que era sua missão a ser expressada. Após viver oito meses no Peru trabalhando como voluntário na escola, seguiu viajando pelo mundo, mas agora com um novo propósito: o de visitar projetos de educação alternativa, de aprender e de absorver conceitos dessas iniciativas e então voltar ao Brasil para criar uma escola.
\r\n
\r\nNas fotos:
\r\nInstalações e atividades na Ayni, em Guaporé.
\r\nPrefeito e secretários em visita ao bosque da Ayni. Projeto segue com apoio do Poder Público.
\r\n