26/01/2017 Sec. da Saúde

Capacitação para combater o mosquito da dengue

~A Casa da Cultura de Guaporé foi palco para uma importante capacitação sobre o combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. Devido à situação verificada pela Secretaria Municipal da Saúde, com a confirmação da presença do vetor da dengue em várias armadilhas, Guaporé está classificado como município infestado pelo aedes.
\r\nMuitas orientações foram dadas durante o encontro que reuniu Técnicos do Centro de Vigilância do Estado (CVES) e da 5ª Coordenadoria, para num primeiro momento orientar e analisar a situação do município junto com os agentes de endemias, vigilância ambiental, agentes comunitários de saúde e enfermeiras dos ESfs.
\r\nEstavam presentes também a equipe das ações em saúde da Secretaria da Saúde e Secretarias de Obras e Meio Ambiente, através dos responsáveis pelas pastas.
\r\nPreocupado com a situação e atendo a todas as medidas possíveis para eliminar os criadouros do mosquito em Guaporé e proteger a população das doenças por ele transmitidas, o secretário da Saúde e vice prefeito Adalberto Bastian acompanhou os trabalhos, juntamente com o prefeito Valdir Fabris.
\r\n À tarde a equipe do CVES e a vigilância ambiental se deslocaram com os agentes ACS e agentes de endemias para treinamento a campo, visitando residências no bairro Nossa Senhora da Paz.
\r\nAlém do trabalho dos agentes, a população precisa fazer sua parte, evitando qualquer ambiente ou recipiente que acumule água não tratada e transforme-se em criadouro do mosquito.
\r\nEvitar a dengue é uma tarefa de todos.
\r\nNas fotos:
\r\nTreinamento trouxe técnicos especializados a Guaporé
\r\nAutoridades debateram ações preventivas na Casa da Cultura
\r\n