03/12/2013 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Comitiva do G7 visita empresas para viabilizar passeio turístico do trem

Uma comitiva formada por prefeitos e representantes do Grupo dos Municípios G7 (Estrela, Roca Sales, Vespasiano Corrêa, Colinas, Muçum, Dois Lajeados e Guaporé) e integrantes da diretoria da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) esteviveram nos dias 27 e 28, em Curitiba, no Paraná, em visita às empresas Serra Verde Express e América Latina Logística (ALL), com o intuito da instalação do passeio turístico do trem no Vale do Taquari.
\r\nA Serra Verde Express, empresa interessada em operar o roteiro turístico férreo entre Estrela e Guaporé, já realiza um trabalho turístico no Espírito Santo, no Mato Grosso do Sul e no Paraná.
\r\nDurante a visita, ficou acertado que um novo projeto será montado pela Amturvales e os municípios para ser analisado pela ALL, a fim de diagnosticar a viabilidade técnica para o uso dos trilhos para passeio de trem de passageiros. Após, deverá ser buscada, junto à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), em Brasília, autorização para as viagens.
\r\nO presidente da Amturvales, Vanildo Roman, considerou a viagem positiva. Temos um investidor interessado, mas o caminho ainda é longo. “Os municípios envolvidos estão empenhados e trabalhando unidos, pois acreditamos que o passeio do trem será um dos grandes diferenciais turísticos da região”, avalia.
\r\nDa mesma forma, a Secretária de Turismo, Cultura e Esportes do Município de Guaporé, Luciane Faccio Balestieri, acredita que a viagem foi importante para demonstrar a união e a força dos municípios para a realização do projeto, sendo esse um dos pontos fundamentais para o êxito da proposta.
\r\nO responsável técnico da Serra Verde Express, Américo Yoshio Mitsuhaschi, esteve na região no mês de outubro conhecendo o trecho férreo entre Estrela e Guaporé, junto à Ferrovia do Trigo e as estações férreas das sete cidades.
\r\n
\r\nFoto/divulgação: Amturvales