05/12/2013 Sec. de Educação

Comunidade guaporenses acompanhou a formatura de mais uma turma do PROERD

Cerca de 220 alunos das redes municipal, estadual e particular de Guaporé receberam na noite de quarta-feira (4/12) o certificado e medalhas na Formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). <br />\r\nDesenvolvido n...

\r\nDesenvolvido nas Escolas Públicas e Particulares, no 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, o PROERD teve início no Município de Guaporé no ano de 2008 e através de metodologia especialmente voltada para crianças e adolescentes transmitem uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas.
\r\nA cerimônia aconteceu no Ginásio do Colégio Scalabrini e contou com os formandos do Colégio Scalabrini, EE Frei Caneca, EMEF Imaculada Conceição e EMEF Alexandre Bacchi, além de autoridades e comunidade em geral.
\r\nO Programa desenvolvido pela Brigada Militar passa aos alunos a realidade em relação as drogas, transformando os indivíduos a sua volta, salientou o Comandante da Brigada Militar de Guaporé, 1º Tenente Sr Julio Cesar de Oliveira Greff “Desde 2008, formamos aproximadamente dois mil alunos e esperamos que além de ficarem longe das drogas, essas crianças sejam multiplicadores levando o conhecimento adquirido no Programa”, argumenta.
\r\nA Secretária Municipal de Educação, Doraci Bortoncello, também salientou que o PROERD oportunizou a rede de ensino um trabalho de prevenção que alerta as crianças do uso das drogas. “O programa também ajuda a família na orientação as crianças em relação as drogas e a partir de hoje terão a responsabilidade de levar o conhecimento para a vida inteira”, explica.
\r\nAo final dos quatro meses de curso, é prevista a realização de uma produção textual sobre os ensinamentos adquiridos pelos alunos durante os dez encontros do PROERD, sendo escolhida uma redação de cada turma participante do programa, recebendo presentes.
\r\nConfira os alunos contemplados:
\r\nColégio Scalabrini: Manuela Lavali Toigo Turma nº 15.
\r\nEscola Imaculada Conceição: Evelin Dorigo Turma 5º ano A e Vuinicius Claus Turma 5º ano B.
\r\nEscola Frei Caneca: Miguel Andrighi Turma nº51, Daniele Zonatto Turma nº52 e Maria Eduarda da Silva Neves Turma nº53
\r\nEscola Jairo Brum: Ellen de Lima Turma de 5º Ano A e Karine Gomes Turma de 5º Ano B.
\r\nDente os oito alunos, a redação que mais se destacou foi do aluno da Turma 51, da Escola Frei Caneca, Miguel Andrighi, que ganhou uma bicicleta.
\r\nApós a entrega dos prêmios o Sargento Rudimar, priemtador do programa convidou todos os formandos para o juramento do PROERD. Logo após, todos cantaram a canção do PROERD acompanhados pelo mascote Lyon Dare, encerrando a cerimônia.
\r\n
\r\nFotos: Daniela Sgorla - Imprensa Município de Guaporé