21/02/2017 Sec. de Assistência Social e Habitação

Defesa Civil do Estado tem audiência com Governo Municipal

Prevenir acidentes, amenizar danos, proteger a população e auxiliar sempre que necessário. Estar preparada para agir em caso de qualquer tipo de intempérie ou catástrofe natural. A Defesa Civil é um órgão atuante e reconhecido pela comunidade. Visando ampliar ainda mais o trabalho do órgão, integrar ações com segurança pública e assistência social e fortalecer parcerias, a Defesa Civil do Estado e o Poder Público Municipal reuniram-se pela primeira vez no novo Governo, na manhã deste dia 21 de fevereiro.
\r\nDe acordo com Rafale Pisseti, responsável pela Defesa Civil Municipal, estiveram em pauta assuntos como a importância de se ter uma Defesa Civil atuante, organizada; os caminhos para a busca de recursos em caso de desastres naturais ou provocados pelo homem e ações de prevenção.
\r\nO prefeito Valdir Fabris e o secretário de Assistência Social Alessandro de Almeida colocaram o Município como um grande parceiro de todas as ações. Na área de prevenção, atuando também com Samu, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar, estão previstas atividades de esclarecimento quanto à correta destinação de lixo, como prevenir acidentes domésticos, evitar entupimentos, deslizamentos e alagamentos em casos de chuva forte, agindo sempre preventivamente para minimizar consequências.
\r\nDo comando gaúcho, estiveram em Guaporé Valdecir Romani, responsável pelo Setor Operacional e Márcio Fernando Siteneski, Coordenador Regional Adjunto em Exercício. Em conjunto com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, a Defesa Estadual é responsável por coordenar as ações realizadas pela Defesa Civil dos municípios.
\r\nTambém conta com o apoio de órgãos parceiros como universidades, institutos de pesquisa e meteorologia, secretarias de estado, entre outras, que melhor qualificam a antecipação e a resposta aos desastres. Vale-se, também, da tecnologia da informação para identificar vulnerabilidades, propor medidas de proteção e contingenciamento, sempre visando a qualidade de vida da população gaúcha.
\r\n