13/02/2017 Sec. da Saúde

Doação de Medicamentos: Faça a diferença e ajude quem precisa

Solidariedade, economia, fim do desperdício. Com esses nobres objetivos a Secretaria Municipal da Saúde deflagra a campanha de doação de medicamentos. Segundo os profissionais da área, o hábito de se ter uma farmácia básica em casa estimula o uso incorreto de medicamentos, muitas vezes ministrados sem prescrição médica. Além disso, muitas vezes esses remédios são armazenados incorretamente ou expostos a temperaturas que não são ideais, ou à umidade, podendo perder o efeito ou causar reações adversas. O prazo de validade por vezes não é observado, tornando este remédio, um perigo para o consumidor.
\r\nAs pessoas que realizaram um tratamento e tiveram sobras de medicamentos podem, e devem, ajudar àquelas que precisam dos remédios e tantas vezes não possuem condições de comprá-lo.
\r\nCom esse objetivo a Secretaria da Saúde, sob coordenação do secretário e vice prefeito Adalberto Bastian realiza essa coleta de medicamentos. Os remédios passam por avaliação e triagem, sendo eliminados aqueles que já venceram ou perderam condições de uso.
\r\nA destinação correta dos medicamentos que já não podem ser usados é outra preocupação da secretaria. Muitas vezes colocados no lixo comum, os remédios podem prejudicar o meio ambiente, contaminando as águas e o solo. Se jogados na pia, no vaso, no ralo de casa, há outro problema, porque o sistema de esgotos utilizado no Brasil não elimina elementos tóxicos. Muitas vezes o retorno é rápido. O medicamento contamina a água, e retorna às torneiras, comprometendo a saúde da população.
\r\nCom a campanha, além de otimizar o uso de remédios, evitar a automedicação e o descarte incorreto, é possível contribuir com aqueles que precisam destes medicamentos e poderão obtê-los gratuitamente.
\r\nO recolhimento acontece no Posto de Saúde Central e nas UBSs. Faça sua parte e colabore com esta ação educativa da Saúde de Guaporé. \"Desta forma os usuários que doarem seus medicamentos poderão ficar tranquilos: eles serão usados por quem precisa, e no caso de descarte, receberão destinação correta\", diz o secretário.
\r\n
\r\nNa foto:
\r\nCampanha de doação de medicamentos beneficia usuários e também o meio ambiente.
\r\n