07/03/2023 Sec. de Educação

Escola Municipal Imaculada Conceição vence Concurso dos Professores e Professoras do Projeto RGE nas Escolas Energia em Jogo

Bernardete Tania Montagna coordenou alunos dos oitavos anos que, durante as atividades, conscientizaram os demais para que adotassem medidas simples para economizar energia no educandário

Com objetivo de ensinar não só os conceitos e conteúdos ligados às noções de energia e eletricidade, mas promover o desenvolvimento de uma cultura de eficiência energética e sustentável com a promoção de mudanças simples nos hábitos de consumo, a concessionária Rio Grande Energia (RGE), lançou no segundo semestre de 2022 o “Concurso dos Professores e Professoras do Projeto RGE nas Escolas Energia em Jogo”. Durante meses, alunos dos oitavos anos da Escola Municipal Imaculada Conceição, de Guaporé, coordenados pela professora Bernardete Tania Montagna, desenvolveram atividades que foram desde a observação dos pontos de alteração até a aplicação na prática de ações para evitar o desperdício de energia. O envolvimento de toda a comunidade escolar foi recompensado. A escola foi uma das vencedoras do concurso. O anuncio dos melhores projetos aconteceu no mês de fevereiro.

No período, os alunos e alunas foram convidados a imaginarem o mundo sem energia elétrica e, posteriormente, como ela é usada na escola. Efetuaram um levantamento sobre o consumo, observando pontos de fornecimento e identificaram problemas como, por exemplo, lâmpadas queimadas ou salas sem tomadas. Entrevistaram os responsáveis pela manutenção e atualização dos equipamentos elétricos e eletrônicos. Por fim, desenvolveram um documento com os problemas e como podem ser resolvidos ou minimizados, tornando o consumo no educandário mais eficiente. Desafios mensais eram encaminhados pela RGE e estes realizados pelos alunos dos oitavos anos.

“Realizamos um mapeamento dos equipamentos elétricos na escola, incluindo tomadas e luminárias, e tivemos que observar os problemas presentes, buscando soluções para contribuir com o consumo correto e sustentável. Os alunos elaboraram as propostas e estas foram analisadas para saber se os resultados seriam efetivos. Fomos coroados com o reconhecimento e a premiação da RGE. Contempla a iniciativa dos alunos buscando soluções na questão energética”, disse a professora.

No período, os alunos dos oitavos anos, dentro dos desafios propostos pela concessionária, criaram uma competição para evitar o desperdício de energia elétrica na escola. Todos participaram. Os resultados? Economia de recursos financeiros nos cofres públicos com a “conta de luz”, maior conscientização de todos para o consumo dentro e fora do ambiente escolar e contribuição direta ao meio ambiente.

“Recebemos o resultado com muita alegria, satisfação e orgulho do trabalho desenvolvido pelos alunos. Foi um trabalho em conjunto. Projeto simples, sem necessidade de muitos investimentos. Atitudes e hábitos no dia a dia que foram colocados em prática. Um trabalho que mostrou que as coisas simples, quando realizadas com empenho e dedicação, dão um resultado muito positivo”, afirmou a entusiasta professora Bernardete.

RGE nas Escolas Energia em Jogo

Vencedores