14/02/2019 Sec. da Fazenda

Fazenda reúne contadores, técnicos contábeis e fiscais em palestra

O Poder Público de Guaporé, através da secretaria da Fazenda, realizou na tarde da terça-feira, dia 12 de fevereiro, uma palestra sobre o Índice de Participação dos Municípios no retorno do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). A abordagem principal foi a Escrituração Fiscal Digital (EFD), Guia de Informação e Apuração do ICMS (GIA) e Valor Adicionado. Cerca de 40 contadores, técnicos em contabilidade, analistas fiscais e servidores municipais participaram da atividade no auditório da Casa da Cultura.
\r\nDurante aproximadamente três horas, palestrantes Fábio Haeser e Sidnei Lima – bacharéis em Ciências Econômicas, Contáveis e Direito, falaram sobre os temas e orientaram os presentes sobre questões operacionais do dia a dia que podem auxiliar o município na apuração do Valor Adicionado.
\r\n“O Valor Adicionado é o principal componente do IPM-Índice de Participação dos Municípios na Arrecadação do ICMS, o qual determina o quanto cada município vai receber de retorno do ICMS”, disse Celso Grando, secretário da Fazenda.
\r\nGrando agradeceu a participação de todos, salientando que novas palestras e qualificações aos profissionais das mais diferentes áreas serão oportunizadas pelo Poder Público de Guaporé.
\r\n“Obrigado ao delegado regional do CRCRS, Edmilson Norberto Zortéa, pela parceria e a todos os escritórios de contabilidade que encaminharam seus profissionais para a palestra. Sentimo-nos honrados pelo grande número de presentes e acreditamos que somente com a união de forças é que teremos uma Guaporé cada vez melhor”, destacou.
\r\nA palestra foi oportunizada gratuitamente e ao término todos receberam certificado de participação. A qualificação dos profissionais contou com apoio da Delegacia Regional do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), de Guaporé, e da Essencial Assessoria.