Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
08/04/2019 Sec. da Fazenda
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Guaporé entre os 116 municípios brasileiros sem pendências com o Tesouro

Gestão responsável garante que Guaporé continue a receber recursos de outras esferas

Guaporé comemora o resultado de uma boa gestão financeira e de uma organização que traz resultados positivos para a comunidade. Apenas 116 cidades brasileiras não possuem pendências com o Tesouro Nacional, e Guaporé é uma delas.

O mês de abril registrou um dos recordes negativos no setor. Mais de 5,4 mil Municípios foram negativados.

O Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc) registrou nessa primeira semana de abril um recorde de Municípios negativados, ou seja, que contenham ao menos um item a comprovar. Levantamento realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que o número de entes inadimplentes chega a 5.452, aproximadamente 98% do total. Sendo assim, apenas 116 Municípios estariam aptos e adimplentes com todas as obrigações do Cauc.

A negativa apresentada no Serviço impede os Municípios de receberem transferências voluntárias e realizar operação de crédito para financiamento e investimentos. O sistema do Cauc é um serviço auxiliar que disponibiliza informações, de forma resumida, acerca da situação de cumprimento de requisitos fiscais por parte dos municípios, necessários à celebração de instrumentos para transferência de recursos do governo federal.

Na contramão dos problemas enfrentados, Guaporé demonstra organização, transparência e cumprimento de todas as exigências legais para receber repasses federais. “Somente 116 dos municípios brasileiros não têm pendências com a Secretaria do Tesouro Nacional e Guaporé é um deles. Temos trabalhado muito para manter todas as contas em dia e sermos um modelo de gestão no país. É um trabalho que muitas vezes a população não vê ou não tem acesso, mas sem ele o Município não estaria apto a receber recursos tanto do governo Federal, Estadual e iniciativa privada, como por exemplo o Badesul”, explica o secretário da Fazenda Celso Fernando Grando.

Outras Notícias