19/01/2017 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte

Guaporé inicia oficialmente processo de Gemellaggio

O dia 18 de janeiro foi histórico para aqueles que há anos acalentam o sonho do gemellaggio com a Itália, visando intercâmbio cultural, turístico e tecnológico. A comitiva guaporense que está na Itália, liderada pelo presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) Ivaldino Lodi Rissini, assinou ontem o documento oficial que dá início ao processo entre Guaporé e a cidade italiana de Valdagno.
\r\n
\r\nO Gemellaggio é um acordo selado entre cidades de nações diferentes, que facilita o acesso a informações, troca de experiências, elaboração de projetos e cooperação econômica e cultural. Em português significa “Cidades-Irmãs”.
\r\n
\r\nEntre os principais objetivos estão a realização de intercâmbios de informação sobre o estado atual e sobre o desenvolvimento sócio-econômico das comunidades envolvidas, em particular no âmbito agrícola, ambiental, turístico, sanitário, escolar e administrativo; o estudo das possibilidades de formação de profissionais, trabalhadores, professores e jovens no âmbito linguístico, histórico e cultural e para a formação de administradores para gestão de território.
\r\n
\r\nOs representantes de Guaporé levaram a mensagem do prefeito de Guaporé, Valdir Fabris, que além de convidar os italianos para que conheçam as potencialidades locais, também incentiva o selo de parceria com Valdagno. A comitiva visitou a cidade, conheceu uma fábrica de joias local e reuniu-se com autoridades italianas, para a assinatura oficial do termo que inicia o processo. Houve apresentações artísticas e um jantar para festejar a parceria.
\r\nO contrato foi assinado por Giancarlo Giuseppe Acerbi, Sindaco (prefeito) de Valdagno e Ivaldino Lodi Rissini, representante de Guaporé. Participam da comitiva, além de Lodi, Valdir Tomasetto, da Associação de Língua e Cultura Italiana, Setembrino Pasquali, José Antônio Petrella e Guilherme Girotto. “Agradecemos a oportunidade de fazermos história. Um obrigado especial ao prefeito Fabris e sua equipe, apoiadores incondicionais desse projeto, a toda a comissão que me acompanha e àqueles que apóiam a cultura e o turismo. Quando retornarmos, com certeza teremos muitas conquistas para compartilhar”, diz Lodi.