06/04/2023 Sec. Geral de Governo

Guaporé participa do Fórum Cidades Educadoras em Santa Maria

Município é um dos 27 no país que integram a Associação Internacional de Cidades Educadoras

A Administração Municipal, através das secretárias Geral de Governo Alíssia Breda Marocco e de Educação Veridiana Maria Tonini, esteve representada no “Fórum Cidades Educadoras: Desafios e Possibilidades”. O evento, realizado nos dias 4 e 5 de abril, na Universidade Franciscana (UFN), em Santa Maria, reuniu acadêmicos, gestores e professores de todo o Rio Grande do Sul para discutir os desafios e as possibilidades de implementar espaços urbanos que têm a educação como grande estratégia de desenvolvimento municipal e regional. Guaporé é um dos 27 municípios do Brasil que integram a Associação Internacional de Cidades Educadoras.

A abertura do Fórum contou com a conferência que tinha como tema “O que são Cidades Educadoras? Abrindo a carta das Cidades Educadoras”. Explanaram sobre o assunto a diretora da Delegação Cidades Educadoras da América Latina Laura Afonso, a secretária municipal de Curitiba Dra. Maria Silvia Bacila e a secretária de Educação de Curitiba, prof. Emília Hercules. Três palestras com os temas: “Cidades Educadoras na prática: Experiências e desafios”, “Cidades Educadoras e desenvolvimento regional: A educação como insumo para a inovação” e “Cidades Educadoras não é um PRÊMIO! Queremos assumir esse compromisso?”, apresentaram e debateram ações importantes relacionadas à educação e inovação.

“Fórum que envolveu muitos debates e informações do papel das ‘Cidades Educadoras’. Evento muito interessante e com palestrantes de extrema relevância no cenário brasileiro e da América Latina. Trouxemos muitas ideias, sugestões e projetos que, dentro da nossa realidade, poderão ser adaptados e desenvolvidos para continuarmos crescendo como sociedade”, disse Alissia.

A sociedade está cada vez mais envolvida em ambientes tecnológicos, mas é preciso que o cidadão não perca a humanidade nas relações. Todos, conforme a secretária, precisam ser escutados e valorizados, pois, uma Cidade Educadora vai além do que se aprende e discute dentro das salas de aula.

“Uma Cidade Educadora promove e exerce um papel fundamental na vida das pessoas. Desenvolve e apoia projetos que envolvam educação em todas as áreas. É uma rede, com diversos atores, que trabalha de forma articulada e que prioriza a formação dos valores na sociedade. É bom esclarecer que o projeto Cidades Educadoras não é um prêmio. A partir do momento que o município assume esse compromisso, como nós fizemos em 2021, nos comprometemos a criar políticas públicas voltadas para a valorização das pessoas. Nosso desafio é fazer com que todos os atores se unam e tenhamos continuidade nas atividades”, destacou.

O desafio, afirmou Alíssia, é articular espaços, pessoas e ações em torno de processos de aprendizagem que primam em atitudes e convivências que geram novos valores, conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento integral dos munícipes.