Ir para conteúdo principal
v
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
07/11/2017 Sec. da Agricultura
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Guaporé promove o II Encontro de Juventude Rural

Com grande expectativa e uma pauta recheada com informações necessárias para que o homem do campo, em especial os jovens, possa dar continuidade às atividades no setor primário com maior segurança, evitando assim o êxodo rural, o Conselho Municipal de...

Com grande expectativa e uma pauta recheada com informações necessárias para que o homem do campo, em especial os jovens, possa dar continuidade às atividades no setor primário com maior segurança, evitando assim o êxodo rural, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (COMDERG), com apoio do Poder Público de Guaporé, através da secretaria de Agricultura, Escritório da Emater/RS-Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), promove mais um encontro da juventude rural. O evento, denominado “II Encontro Municipal da Juventude Rural”, acontece na terça-feira, dia 14 de novembro, véspera do feriado da Proclamação da República, no Centro de Convivência do Idoso.
\r\nA atividade, com início às 13h30min, tem em sua programação dois temas de discussão de extrema relevância e uma inauguração que promete dar maior visibilidade ao que é produzido na zona rural de Guaporé. Na abertura, as autoridades municipais e regionais, e os jovens presentes conhecerão o programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar que vem sendo desenvolvido pela Emater. Na sequência, haverá a apresentação do projeto “Jovem Empreendedor Rural”, aprovado no Poder Legislativo e sancionado pelo Governo Municipal. O objetivo principal, segundo o engenheiro Agrônomo da Emater, Antonio César Perin, é evitar o esvaziamento do campo e incentivar os jovens para que invistam em projetos de crescimento da produção primária nas propriedades rurais.
\r\n“A proposta do projeto jovem empreendedor rural visa formar empreendedores, contribuindo para torná-los produtores de sucesso, requintando, quando possível, as cadeias produtivas, estimulando os processos agroindustriais através de incentivo ao abastecimento do município com gêneros alimentícios primários, semiprocessados e agroindustrializados de primeira necessidade. Acreditamos muito no projeto e nosso objetivo é mudar a realidade atual do campo. Pensamos nos problemas e nas perspectivas possíveis para que os jovens mantenham-se na zona rural com expectativa dos seus negócios crescerem. Políticas públicas garantem oportunidades efetivas de permanência e é isso que buscamos”.
\r\nAlém das apresentações do Gestão Sustentável e do Jovem Empreendedor Rural, a pauta do II Encontro Municipal de Juventude Rural conta com a inauguração do Centro de Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar, o conhecido “pavilhão da agricultura familiar”. A atividade festiva está marcada para as 15 horas.
\r\nA juventude rural de Guaporé é convidada a participar do encontro que tem entrada franca. A expectativa dos organizadores é que aproximadamente 100 jovens estejam presentes no evento.
\r\n
\r\n
\r\n(Foto: Site Senar)

Outras Notícias