Conteúdo Principal
Barricadas de vinho celebram a vindima no Rio Grande do Sul
A exposição Pipa Parade celebra a vindima — a tradicional colheita da uva — e presta uma homenagem a imigração italiana no Rio Grande do Sul. A mostra valoriza o legado cultural, social e econômico deixado pelos imigrantes italianos, profundamente ligado à vitivinicultura e à identidade da região. Esses são os eixos centrais da Pipa Parade, que agora chega a Guaporé, convidando o público a vivenciar, por meio da arte e da memória, a história, as tradições e a herança cultural que moldaram gerações.
As artes em barricas de vinho, realizado pela Wine Locals, via Lei Rouanet, e apresentado pelo governo do Estado, desembarcaram no município e foram recepcionadas pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte. Estiveram presentes no largo central da praça Vespasiano Corrêa, o prefeito Odair Rossetto, a secretária Márcia Pez, diretor de esportes Vitor H. Tirapelli e chefe de gabinete Marciano Silva, além do vereador Fábio Ghiggi.
“A Pipa Parade, que pela primeira vez chega a Guaporé, transformará a cidade em um espaço de encontro entre arte e tradição. Ao celebrar a vindima e a herança da imigração italiana, a exposição fortalecerá o vínculo do município com a vitivinicultura e ampliará as experiências oferecidas a quem visita o município, impulsionando o turismo cultural e enogastronômico”, destacou Márcia, reafirmando o compromisso de Guaporé com a cultura italiana e agradecendo ao Governo do Estado, por meio do secretário de Turismo Ronaldo Santini, por incluir o município no roteiro da exposição.
A exposição Pipa Parade, conforme a secretária, será itinerante no município. A proposta é colocar as artes em barricas de vinho em pontos turísticos e estabelecimentos que estimulem e façam parte da rota de visitantes à “Capital da Hospitalidade”. Em um primeiro momento, as pipas estarão na praça central.