11/01/2017 Sec. Geral de Governo

Junta do Serviço Militar: Atendimento no Centro Administrativo Termignoni

<br />\r\nA Junta do Serviço Militar de Guaporé está recebendo os jovens que necessitam encaminhar o Alistamento Militar por completarem 18 anos, conforme determina a Lei. O serviço é realizado pela Junta, de competência do Município. O atendimento ac...

\r\nA Junta do Serviço Militar de Guaporé está recebendo os jovens que necessitam encaminhar o Alistamento Militar por completarem 18 anos, conforme determina a Lei. O serviço é realizado pela Junta, de competência do Município. O atendimento acontece no Centro Administrativo Termignoni, antigas dependências do Curtume. Subordinada à Secretaria Municipal de Governo, a Junta tem novo secretário. Jonatan Filgueira, atende diretamente ao público, com orientações e esclarecimentos quanto à documentação necessária e todos os trâmites para o processo de alistamento, conforme as normas da Delegacia do Serviço Militar, a cargo do 1º Tenente Ernani Albino Assmann.
\r\nO atendimento acontece de segunda a sexta feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.
\r\n
\r\nQuem deve realizar o alistamento militar?
\r\nR - O alistamento militar é obrigatório para todo cidadão brasileiro, do sexo masculino. Quanto ao brasileiro naturalizado ou brasileiro por opção, deverá ser realizado no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data em que receber o certificado de naturalização ou da assinatura do termo de opção. As mulheres estão isentas do Serviço Militar em tempo de paz.
\r\nQuando deve ser realizado o alistamento militar?
\r\nR - O alistamento militar deve ser realizado nos primeiros seis meses (1º de janeiro a 30 de junho) do ano em o brasileiro completar 18 (dezoito) anos de idade, porém aquele que se alistar no período de 1º de janeiro a 30 de junho concorrerá à seleção geral realizada no mesmo ano podendo ser incorporado no quartel no ano seguinte. Após esta data o brasileiro alistado será encaminhado à seleção geral que será realizada no próximo ano.
\r\nO que é uma Junta de Serviço Militar?
\r\nA Junta de Serviço Militar é um órgão alistador pertencente à estrutura administrativa da Prefeitura Municipal.
\r\nQue documentos deve ser apresentado no alistamento militar?
\r\nAo se dirigir a uma Junta de Serviço Militar o brasileiro deverá estar munido dos seguintes documentos:
\r\n•\tcertidão de nascimento ou documento de identidade. No caso de brasileiro naturalizado ou por opção, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção;
\r\n•\tcomprovante de residência ou declaração firmada pelo alistando ou por procurador bastante; e
\r\n•\t01 (uma) fotografia 3x4 (recente, de frente e sem retoques).
\r\n•\tConforme a Lei 12.037, de 1º de outubro de 2009 podem ser aceitos como documento de identidade (todos dentro de sua validade):
\r\n•\tcarteira de identidade;
\r\n•\tcarteira de trabalho;
\r\n•\tcarteira profissional;
\r\n•\tpassaporte;
\r\n•\tcarteira de identificação funcional;
\r\n•\toutro documento público que permita a identificação do alistado.
\r\n
\r\nVocê sabia que existe o Alistamento on line?
\r\nO Alistamento ONLINE consiste em possibilitar o preenchimento dos dados individuais pelo próprio usuário.
\r\nPara realizar o Alistamento ONLINE será necessária a utilização dos dados de um dos seguintes documentos:
\r\n•\t Certidão de Nascimento; ou
\r\n•\t Certidão de Casamento; ou
\r\n•\t Nacionalização; ou
\r\n•\t Registro Geral (Identidade); e
\r\n•\t CPF, caso não possua faça sua inscrição no cadastro de contribuintes acessando a Receita Federal AQUI.
\r\nHaverá necessidade também, de possuir um número de telefone celular válido no Brasil e uma conta de e-mail particular para o envio de mensagens, como por exemplo, local e data do exame de seleção, entrega de documentos, aviso de agendamento de datas e outras comunicações de seu interesse.
\r\nCaso não possua número de celular ou e-mail, dirija-se a Rua Carlos Termignoni, nº 157, Bairro Nossa Senhora da Saúde, antigo Curtume.